fbpx

Rio de Janeiro tem 4 dias para acelerar vacinação e seguir plano de reabertura

A Prefeitura do Rio de Janeiro precisa acelerar a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 para conseguir seguir o plano de reabertura, conforme o previsto pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A pasta prevê, já na próxima sexta-feira (15), desobrigar o uso de máscaras em locais abertos sem aglomerações, caso 80% dos adultos e 65% da população total da cidade estejam completamente imunizados.

No entanto, a quatro dias da nova etapa de flexibilização, apenas 58,3% dos cariocas estão protegidos com as duas doses ou a dose única. Neste andamento, seria preciso mais de uma semana para autorizar as medidas.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, informou à CNN que, atualmente, o índice de vacinação na capital fluminense cresce, em média, 0,7% por dia. Para bater a marca exigida pelo Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 (CEEC), o Rio ainda precisa de mais 6,7% de cidadãos totalmente vacinados.

De acordo com o atual de ritmo de aplicação dos postos de imunização, seriam necessários quase 10 dias para chegar aos 65% exigidos pelas autoridades de saúde. Assim, a nova fase estaria apta a acontecer por volta do dia 21 de outubro, na quinta-feira da semana que vem.

Eventos em locais abertos

A segunda parte do planejamento do Comitê Científico também permite a realização de eventos em locais abertos com público de até 1.000 pessoas. Neste caso, o uso de máscara ainda é obrigatório.

Além disso, boates, casas de shows, danceterias e festas em lugares fechados poderão funcionar com metade da capacidade do ambiente e receber pessoas 100% vacinadas.

O médico infectologista Alberto Chebabo, integrante do Comitê Científico, reforça que a redução de medidas restritivas contra o vírus só vai acontecer quando 65% da população do Rio estiver com a cobertura vacinal finalizada. Mais do que isso, o especialista não acredita que a meta deve ser atingida até sexta-feira (15).

“Só se tivermos uma corrida aos postos de vacinação nos próximos dias”, afirma.

Postos de vacinação com horário reduzido

Vale lembrar que, por conta do feriado prolongado de Nossa Senhora Aparecida, os postos de vacinação do município atuaram em esquema de ponto facultativo nesta segunda-feira (11).

Com isso, o horário de funcionamento foi reduzido até às 12h. Na terça (12), os pontos de aplicação estarão fechados. Com este cenário, menos cariocas devem se vacinar nesta semana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: