fbpx

Rio de Janeiro sedia maior encontro de inovação e tecnologia da América Latina

No primeiro dia, Eduardo Paes debateu com prefeito de Miami sobre inovação e tecnologia nas cidades

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, participou nesta quinta-feira (13/1 da abertura da primeira edição do Rio Innovation Week, o mais completo encontro de inovação e tecnologia da América Latina. O evento será realizado até domingo (16/1), no Jockey Club Brasileiro. Em um dos painéis, Eduardo Paes debateu com o prefeito de Miami, Francis Suarez, por meio de vídeo, sobre os desafios de transformar uma cidade em polo de inovação com incentivos à geração de novos negócios.

– O mundo de hoje gira muito mais em torno de uma rede de cidades, as chamadas cidades globais. Miami e Rio são cidades globais, que atraem pessoas, funções e organizações. Esse diálogo internacional é muito importante – afirmou Eduardo Paes, agradecendo a participação do prefeito de Miami no evento.

O Rio Innovation Week traz para o mesmo espaço diferentes segmentos do mercado que hoje utilizam a tecnologia como base para crescimento dos negócios e expansão, além de criação de novas oportunidades e cenários. Com foco em estimular o networking, ampliar o alcance e gerar mais conexões, o evento entra nos segmentos de Turismo, Varejo, Saúde, Profissões, Startups, Agronegócio, Sustentabilidade e Marketing, entre outros.

– Queremos tornar o Rio a capital brasileira da inovação e todos os esforços da Prefeitura têm sido nessa direção. O Rio Innovation Week é mais um marco na atração de investimentos e de grandes eventos para a cidade, que tem uma vocação natural para o tema – explicou o secretário Chicão Bulhões.

Censo de Startups da cidade

Além da presença em painéis e palestras, a Prefeitura também estará presente com diversos estandes no evento. A Invest.Rio, empresa de atração de investimentos do município, vai aproveitar para fazer um cadastro dos atores do ecossistema de inovação da cidade, uma espécie de censo das startups. O objetivo é ter informações mais precisas sobre este nicho para que as políticas públicas para o setor possam ser melhor direcionadas.

Além deste cadastro, o estande da Invest.Rio também estará apresentando os principais projetos da cidade no campo da inovação, como o Porto Maravalley. Contando com dois estandes no evento, a intenção é estabelecer uma relação mais próxima ao ecossistema de inovação para a transformar o Rio na capital tech da América do Sul. Os projetos da Invest.Rio poderão ser vistos nos estandes e reuniões poderão ser marcadas junto ao espaço Beer And Coffee na arena Turistech.

– O Rio de Janeiro tem tudo para se tornar a capital tech da América do Sul. Eventos como o Rio Innovation Week vêm para fortalecer a imagem da cidade como o lugar perfeito para se trabalhar, viver e inovar. Queremos um RIW por mês na cidade maravilhosa – exaltou Rodrigo Stallone, presidente da Invest Rio.

Em parceria com a Coordenadoria Técnica de Cidade Inteligente do Rio e a concessionária Smart Luz, o stand do Centro de Operações Rio (COR) é inspirado em sua famosa Sala de Controle, com monitores que exibirão imagens de câmeras em tempo real. Outro atrativo será uma experiência virtual inédita: o primeiro tour 360° do órgão, que poderá ser visitado por meio de óculos VR.

Já a Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) terá um estande na Arena HUB, um espaço dedicado às novidades tecnológicas e a experimentação de profissionais, startups, entidades esportivas, universidades, centros de pesquisa, estudantes, atletas, investidores e grandes empresas. A JUVRio irá apresentar suas ações de utilização da tecnologia 4.0 como ferramenta para o mercado de trabalho. Quem for ao estande poderá conhecer mais dos projetos da secretaria e ter acesso à Cartilha de Serviços para a Juventude Carioca e ao Estatuto da Juventude.

A Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT) também estará presente com um estande na Tenda Health Tech, onde serão exibidos vídeos apresentando as ações realizadas pela SMCT no ano de 2021, e os projetos da pasta para 2022, além da distribuição de material impresso apresentando as Naves do Conhecimento, que são equipamentos da SMCT. Na sexta (14/01), haverá a demonstração do funcionamento de uma impressora 3D que possibilita a reprodução de órgãos do corpo humano.

A agenda do Rio Innovation Week tem 1.000 startups, 190 expositores e mais de 500 palestrantes de instituições públicas e privadas confirmadas. Alguns dos keynotes são Richard Branson, fundador do grupo Virgin, que irá conversar com o Ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil, Marcos Pontes; e Steve Wozniak, cofundador da Apple; e Katia Vaskys, General Manager IBM. A agenda de palestras conta ainda com profissionais como Camila Farani, investidora anjo do Shark Tank Brasil; Rony Meisler, sócio CEO da Reserva; Bruno Stefani, Global Innovation Director da Ambev; João Kepler, CEO da Bossanova Investimentos; Andrés de Léon, CEO da HyperloopTT; e Natalia Bayona, diretora de Inovação da UNWTO – Organização Mundial de Turismo.

Confira a programação dos representantes da Prefeitura:

Bruno Bondarovsky – Subsecretário de Transparência e Governo Digital na Secretaria de Governo e Integridade

Painel: Sociedade 5.0 – Tecnologia a Favor da Sociedade

Data: 14/01 – 18h

Brenno Carnevale, secretário de Ordem Pública

Painel: Inovação e Segurança: o uso de dados e machine learning no fortalecimento da Segurança Pública Municipal

Data: 14/01 – 18h

Salvino Oliveira, secretário da Juventude

Painel: Competências do Futuro”

Espaço Futuro

Data: 14/01 – 14h20

Pierre Batista, presidente da Rioluz

Painel: PPP Smart Rio – RioLuz /Smart Luz

Data: 15/01 – 13h

André Salvador, subsecretário de Projetos Tecnológicos e Inovação da SMCT

Painel: Inovação na Saúde Pública

Espaço: Tenda Health Tech

Data: 15/01 – 16h45

Chicão Bulhões, secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Desburocratização e Washington Fajardo, secretário de Planejamento Urbano

Painel: Novos Modelos de Moradia e Trabalho

Palco Impact Hub

Data: 15/01 – 18h45

Maína Celidonio, secretária municipal de Transportes; Joaquim Dinis, presidente da CET-Rio; e Valci Pereira, vice-presidente e Kley Pontes, CEO de Produtos da IplanRio

Painel: Mobilidade: Soluções Tecnológicas para as Cidades – Sociedade 5.0

Data: 16/01 – 17h. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: