fbpx

Rio das Ostras participa de webconferência sobre o papel das famílias no Conselho Escolar

Conselheiros de várias unidades de ensino da Rede Municipal de Rio das Ostras se capacitaram durante a webconferência oferecida pela Secretaria de Educação Básica do Governo Federal. O evento on-line aconteceu na segunda-feira, dia 9, e teve como tema “A importância da participação dos familiares no Conselho Escolar”. Durante a live foi abordada a necessidade de aprimorar a comunicação e as estratégias para envolver mais as famílias nestes colegiados.

“Se a família não se sente parte do Conselho Escolar e não compreendeu ainda os motivos de estar ali, ela fica desmotivada a participar”, afirmou a professora doutora Maria Cecília Luiz, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), durante a webconferência. A professora ainda ressaltou que a pandemia e o ensino remoto deixaram mais evidente o quanto a escola precisa da família e vice-versa.

Entre os representantes dos responsáveis de alunos presentes na webconferência estava Talita Siqueira dos Santos Abreu, que integra o Conselho da Escola Municipal Inayá Moraes D’ Couto. Talita destacou que, para fazer uma educação com mais qualidade, é de extrema importância a participação dos conselheiros. “Precisamos fazer um trabalho com mais destreza, olhando cada aluno no detalhe, acolhendo as famílias”, disse.

Para a professora Fátima Cristina da Silva Barreto Gomes, que leciona na Inayá Moraes D’Couto, a empatia e o acolhimento são fundamentais nas escolas. “A relação de ensino-aprendizagem deve ir muito além para que os alunos possam avançar, entender esse momento no qual dedicar-se e doar-se ao outro é fundamental”, sentenciou.

CONSELHO ESCOLAR – Constituído por pais, representantes de alunos, professores, funcionários, membros da comunidade e diretores, o Conselho Escolar deve zelar pela manutenção da unidade e monitorar as ações dos dirigentes a fim de assegurar a qualidade do ensino. Ele tem funções deliberativas, consultivas e mobilizadoras, fundamentais para a gestão democrática das escolas públicas.

FORMAÇÃO CONTINUADA – A webconferência faz parte do “Aperfeiçoamento em Conselho Escolar”, formação oferecida a 730 técnicos das secretarias de educação e conselheiros escolares. A iniciativa é da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a UFSCar. A webconferência ainda está disponível e pode ser assistida no YouTube pelo link https://www.youtube.com/watch?v=or6kZzx_Tes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: