Rede de Saúde de Magé é equipada com Oxímetros para Triagem da COVID-19

Através de uma parceria firmada contra a Covid-19 entre a Secretaria de Saúde de Magé e o Programa “Todos Pela Saúde” do Governo Federal, a Rede de Atenção Primária à Saúde que compõe as 41 USFs e pontos de apoio e a Rede de Urgência e Emergência (RUE) estão equipadas com aparelhos de oxímetros de dedo que irá contribuir para triagem de casos suspeitos da Covid-19 no município.

Segundo a coordenadora da Atenção Primária, Cassandra Soares, “com a distribuição do oxímetro em todas as USFS, pontos de apoio e Rede de Urgência e emergência, o aparelho se torna imprescindível e importante para monitorização da porcentagem de saturação de oxigênio no sangue e dos batimentos cardíacos por minuto como forma de triagem nos atendimentos de casos suspeitos ou confirmados da Covid-19. Por exemplo, se o paciente chega na USF e apresenta um número de saturação abaixo de 93, a atenção será redobrada pela equipe para assim garantir o tratamento e encaminhamento médico conforme as necessidades de cada assistido” explicou.

De acordo com dados do Governo Federal, a iniciativa “Todos Pela Saúde” já distribuiu mais de 100 mil aparelhos de oxímetros na Rede de Atenção à Saúde em 27 estados brasileiros. Só no estado do Rio de Janeiro, mais de cinco mil aparelhos já foram entregues.

A coordenadora também salientou que os pacientes que apresentarem sintomas suspeitos da Covid-19, podem procurar a USFs em que são assistidos para serem orientados e acolhidos pelas equipes devidamente capacitadas.

O que é o “Programa Todos Pela Saúde”?

O “Todos pela Saúde” foi criado para ajudar a combater a Covid-19 através de uma aliança de profissionais de diversas áreas da saúde. Em parceria com o SUS, trabalha com objetivo de organizar as demandas dos estados e realizar ações prioritárias, além de contribuir para combater a pandemia nas diferentes classes sociais e apoiar as iniciativas da saúde pública.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito