fbpx

Queimados inaugura sua maternidade municipal

Projeto de lei é de autoria do deputado Max Lemos

Ao lado do prefeito Carlos Vilela e do secretário municipal de Saúde, Osiris Mello, o deputado Max Lemos (PSDB) participou na manhã de hoje (11/06) da inauguração da Maternidade Municipal de Queimados. A solenidade contou com a presença do secretário de Estado de Saúde, Fernando Ferry. Em decorrência do isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus (Covid-19), não foi aberta à população, mas transmitida ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura. Com capacidade para realizar 500 partos por mês a nova unidade vai funcionar 24h. Max é autor do projeto de lei, elaborado em julho do ano passado, autorizando o Governo do Estado a firmar convênio com o município para criação e manutenção da maternidade.

No prédio da maternidade municipal funcionou a Casa de Saúde Bom Pastor, uma unidade particular conveniada ao Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2014 o espaço foi fechado pelos proprietários. A partir de então, os nascimentos passaram acontecer em outras cidades. A falta de maternidade no município fez com que a prefeitura travasse uma luta judicial para desapropriar o prédio para transformá-lo em um espaço público. “Estou aqui a pedido do governador Wilson Witzel para prestigiar quem faz e quem trabalha. Tenham certeza que não faltará empenho da nossa parte para que esta maternidade funcione plenamente”, afirmou o secretário de Estado, Fernando Ferry. 

Onde nasceu

 “Momento especial para Queimados, a Baixada Fluminense e o Estado do Rio de Janeiro e muito emocionante para mim. Eu nasci neste prédio há 54 anos. Fui vereador, prefeito por dois mandatos e tive a oportunidade de enquanto prefeito desapropriá-lo. Sou autor do projeto de lei de criação da maternidade e agora estou aqui participando da inauguração e entregando mais um equipamento público para o povo. Gratificante demais”, disse Max Lemos.

O parlamentar agradeceu ainda a presença do secretário de estado e a atenção que o governador tem dado ao município. “Não posso deixar de registrar o carinho e o compromisso que o governador tem disponibilizado à nossa cidade. Quanto aos opositores, digo que os cães ladram e a carruagem passa. Gente pessimista que só sabe destilar mentiras. O prefeito passou anos sendo perseguido e insultado por este grupo e nunca respondeu com nenhuma palavra. Sabe por quê? Porque a resposta está aí, nas realizações.

O final do discurso, Max convidou o secretário estadual para retornar ao município  nos próximos dias. “Na próxima semana Ferry, o prefeito Vilela estará inaugurando mais Três unidades de saúde: no Campo da Banha, Belmonte e Paraíso. O senhor é nosso convidado. As unidades vão atender as grávidas que poderão fazer o acompanhamento pré-natal e se preparar para ter seus filhos na maternidade. Além disso, será inaugurado também o centro de referência da Samu, o mais moderno da Baixada Fluminense. Tem mais: o centro de ortopedia e fisioterapia e um tomógrafo, pronto para funcionar. Nunca se investiu tanto em saúde nesse município e isso é resultado da parceria com o estado”, declarou o deputado.

Dois centros cirúrgicos 

Localizada na Rua Deusinho Freitas, 13, Centro de Queimados, a nova maternidade tem 42 leitos de internação, dois centros cirúrgicos com berço aquecido, berçário pós-parto, salas de medicação e de exames de ultrassonografia e cardiotocografia e capacidade para realizar 500 partos por mês, com atendimento 24h. Há ainda consultórios ginecológico, pediátrico e de classificação de risco, laboratório de análises clínicas, farmácia, atendimento psicológico, acolhimento humanizado e atendimento em procedimentos de pré-parto, parto e pós-parto.

 As obras de reforma, modernização e ampliação nos três pavimentos foram realizadas graças à parceria entre a Prefeitura de Queimados e o Ministério da Saúde. O espaço segue às normas de acessibilidade com rampas e elevadores. As pacientes podem contar com os componentes da Rede Cegonha, como pré-natal, parto e nascimento e cartório para registro de nascimento.

“É um dia marcante para a cidade. Uma grande conquista para população. Foi uma luta intensa, contemplada com a realização de um sonho de nossas mamães, que poderão ter seus filhos aqui sem nenhum custo para a família, com conforto, comodidade e qualidade que elas merecem. Queimados agradece muito ao deputado Max Lemos, o grande mentor dessa conquista. Eu só peguei pela metade”, disse o prefeito Carlos Vilela.

Pertinho de casa

Com oito meses de gestação, Letícia Zambote, 23, aguarda a chegada de Mirela, sua segunda filha. “Estou mais tranqüila e feliz, pois vou ter minha neném com conforto e pertinho de casa. Sempre acreditei que isso fosse acontecer”, disse ela que mora no bairro Inconfidência.

Aguardando o nascimento da primeira filha, Evellen Galeão, 24, moradora do bairro Vila do Tinguá, ficou radiante ao saber da notícia sobre a inauguração da nova maternidade. “Estou muito feliz em saber que a maternidade de Queimados está reabrindo e que a Isadora vai nascer na cidade onde moramos. Quero parabenizar a Prefeitura pelo lindo trabalho que fizeram. Nós, mamães, merecemos isso”, afirmou.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: