Queimados continua na bandeira amarela – médio risco – para a Covid-19

De acordo com o Boletim Epidemiológico da 10ª semana de 2021, que compreende o período de 07 a 13/03/2021, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta terça-feira, 16/03, o município de Queimados continua com risco médio – bandeira amarela – para a Covid 19.

Permanece, portanto, a divergência entre a classificação do Boletim Epidemiológico de Queimados, cuja análise de risco é feita pela Comissão Técnico-Científica da Secretaria Municipal de Saúde, e a classificação constante do último Mapa de Riscos por Município, produzido pela Subsecretaria de Vigilância em Saúde do Estado do Rio de Janeiro, que enquadrou o município de Queimados na bandeira roxa – altíssimo risco.

Num vídeo postado na página da Prefeitura no Facebook, a Subsecretária Municipal de Vigilância em Saúde, Ana Sara, doutoranda em epidemiologia, explica as razões dessa divergência. (Clique aqui para assistir).

Em bandeira amarela – médio risco – desde a avaliação da semana anterior feita pela  Comissão Técnico-Científica, Queimados, teve, na 10ª semana epidemiológica, todos os indicadores analisados em queda, com exceção do número de internações, que é  aferido regionalmente refletindo o agravamento registrado nos grandes municípios da região.

No nível ‘bandeira amarela’, o funcionamento do comércio e a circulação das pessoas ficam sujeitos a normas de segurança mais amenas do que nas bandeiras laranja e vermelha. Para estabelecer o que pode e o que não pode nessa fase, a fim de conter a expansão da Covid no âmbito do município, o Prefeito Glauco Kaizer baixou o Decreto Nº 600 de 10/03/2021, onde proíbe: “I) eventos desportivos e científicos, shows, feiras literárias, convenções, passeata e outras atividades afins; II) Atividades coletivas de cinema, teatro, circos e afins; III) Salão de festa, para a realização de todas as atividades.

Além disso estabelece uma série de regras para o funcionamento do comércio, exigindo uso de máscara, disponibilização de álcool gel ou de lavatório com sabonete para higienização, distância de 1,5 metro e meio entre as pessoas, ocupação de mesas nos bares e restaurantes com no máximo duas pessoas, entre outras.

Para conhecer o Decreto de enfrentamento à Covid em Queimados, CLIQUE AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: