Projeto Semeando distribui sementes gratuitamente em Magé

O Projeto Semeando, desenvolvido pela Secretaria de Agricultura Sustentável desde 2019, está espalhando sementes gratuitamente pelos espaços públicos e residências de moradores mageenses em todo o município. O programa esteve no Calçadão de Magé nesta quarta-feira (19), no Centro do 1º distrito, para apresentar a iniciativa, divulgar as ações e distribuir as sementes aos cidadãos. A expectativa é de que em 2020 sejam entregues cerca de 5.500 pacotes com os grãos.

Enquanto selecionava as sementes, Daiana Almeida, de 34 anos, contou os motivos que a fizeram iniciar o plantio. “Essa pandemia pela qual estamos passando me pegou de surpresa e fiquei desempregada. Então comecei a plantar as sementes numa bacia de obra que tenho em casa. As primeiras mudas de almeirão e chicória já estão aparecendo e pretendo plantar agora todas as sementes que eu puder pegar.”

A coordenadora do projeto, Luciana Soares, conta que a finalidade é incentivar novas técnicas de plantio e cultivo, bem como despertar novos hábitos alimentares na população. “Quando as pessoas chegam aqui procurando por atendimento, a gente ensina a melhor forma de fazer o plantio, com o espaço e material adequados. Assim, a gente vai estimulando hábitos mais saudáveis e conscientes para a população e o meio ambiente também.”

As sementes mais procuradas pelos cidadãos são os temperos, “a salsinha e a cebolinha são utilizadas constantemente na cozinha. O plantio desses temperos é um dos mais fáceis de se realizar também. A demanda é muito grande”, descreve Luciana.

Como encontrar o Semeando

Desde o dia 22/07 até 19/08, segunda etapa do projeto, 2.118 atendimentos já foram realizados. A coordenadora explica o que é necessário fazer para pegar as sementes. “Quem chega aqui pode escolher e pegar uma semente depois de fornecer o nome, endereço e telefone de contato para a nossa equipe. Comparecendo na Secretaria de Agricultura Sustentável, no Centro de Magé, de segunda a sexta-feira das 9h às 17h, o cidadão realiza o cadastro e pode pegar até seis tipos de sementes diferentes.”

Os pontos de atendimento, de 9h30 às 16h, são: Praça do Visconde toda segunda e sexta-feira; em frente ao Super Terê toda segunda-feira; Calçadão de Magé e Opa Supermercados toda quarta-feira; e em frente ao ponto do mageense, próximo a rodoviária de Magé, toda sexta-feira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito