Projeto “Inverno Acolhedor”, em Queimados, oferece pernoite e alimentação às pessoas em situação de rua

Ao ver um morador de rua, o que você faz ? A maioria de nós tende a ter a mesma resposta: evitamos o contato visual e andamos um pouco mais rápido. Mas você também pode refletir sobre a situação, pensando consigo mesmo: Qual é a história dele ? Como isso aconteceu com ele ? Há quanto tempo eles vivem nas ruas ? Talvez você até quisesse ajudar, mas não sabia como.

Em busca de atender essa população mais vulnerável, a Prefeitura de Queimados, através de uma idealização da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), com o apoio de outras pastas, como: Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública; Secretaria Municipal Defesa Civil; Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, está lançando o projeto “Inverno Acolhedor”. Uma ação que tem por finalidade promover assistência à população em situação de rua no período de inverno, por meio do acesso imediato à pernoite no Ginásio da Escola Metodista de Queimados, juntamente com uma equipe flexível de cuidadores que possa atender as demandas apresentadas pelo usuário, possibilitando uma oferta de serviços de forma eficaz. 

A ação acontece nos sete dias da semana, ao longo de todo inverno, com os usuários sendo admitidos às 18h para o pernoite. Eles receberão um jantar, que será servido através de instituições ativas no município, com a seguinte escala: Projeto Margaridas de Queimados; Igreja Universal do Reino de Deus; Igreja Católica de Queimados (Paróquia Nossa Senhora de Fátima); Igreja Sarando a Terra Ferida; Primeira Igreja Batista de Queimados; Ilê Axé Mojobá e Projeto Mundo Melhor (Rotary). Após esse jantar eles poderão permanecer no espaço até às 7h horas da manhã seguinte, e antes de saírem, ainda receberão um café da manhã fornecido pela Padaria do Thomas.

Além do acolhimento e alimentação, o projeto também oferece oportunidades de superação da situação de rua às pessoas que já são acompanhadas pelas equipes de abordagem proporcionando pernoite imediata e acompanhamento intensivo. 

A Secretária de Assistência Social, Cristiane Lamarão, destacou os serviços prestados aos usuários: “Aqui eles também receberão a vacina contra a Covid-19 (imunizante da Janssen), além de mais sete secretarias que estão reunidas neste trabalho intersetorial, com algumas atividades, como o Bike Cine, assim como vigias e uma patrulha no entorno do Ginásio realizando a segurança do local”, disse Lamarão, que agradeceu também ao apoio do poder legislativo. 

Os moradores de rua que forem trazidos aqui para o Ginásio serão atendidos com um kit com: toalha, colchonete, cobertor, material de higiene e, terão todos os dias as refeições sendo servidas por instituições religiosas, que se revezarão ao longo da semana, nessa causa que vai de encontro com a cláusula pétrea das instituições, que é amor ao próximo. Então a gente conseguiu reunir essas instituições para ajudar nesse momento tão importante, que é esse inverno. Isso é uma obrigação nossa, mas por ser obrigação não nos tira a alegria de poder realizar esse projeto junto com essas sete secretarias, instituições religiosas, para que a gente pudesse dar esse atendimento nesse momento importante”, concluiu o prefeito Glauco Kaizer.

Serviço:

· Promover acesso à pernoite para indivíduos em situação de rua, oferecendo jantar e café da manhã;

· Promover acesso a serviços de saúde, saúde mental e cuidados referentes ao uso abusivo de álcool e outras drogas;

· Auxiliar nas discussões sobre trabalho e renda e projetos profissionais;

· Trabalhar a inserção desses indivíduos na comunidade;

· Estimular a autonomia e autodeterminação. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: