Programa “Escola Amiga” é anunciada pela Câmara de Duque de Caxias

Durante a sessão ordinária on-line desta terça-feira (15), foi anunciado o programa “Escola Amiga” – uma idealização do presidente da Câmara Municipal de Duque de Caxias, Celso do Alba (MDB). Esse PL consiste em conceder bolsa de estudos e gratuidade no transporte público para os estudantes da Rede Municipal, funcionando como medida auxiliar na contenção do impacto socioeducacional gerado pela pandemia da Covid-19.

Entre outros assuntos, uma mensagem do Poder Executivo, referente a criação da Comissão Permanente de Avaliação e Monitoramento da Ordem Cronológica dos Pagamentos, foi anunciada pelo primeiro secretário da Casa, Claudio Thomaz (DEM), que é o responsável pela leitura do Expediente do Dia. O secretário, divulgou, ainda, indicações parlamentares e quatro decretos legislativos.

Além da criação do “Escola Amiga”, o presidente Celso, indicou que a Prefeitura estude a possibilidade de construir uma praça, nos morros do Paraíso (bairro Grota) e do Piolho, situados no 2º distrito. E se depender do gestor da Câmara, um posto de saúde deverá ser construído no Parque Comercial, localizado no distrito citado anteriormente.

A fim de ampliar as opções de lazer do Jardim Balneário Ana Clara, a vereadora Dra. Fernanda Costa (MDB) solicitou que seja construída uma praça nas proximidades da rua Presidente Kennedy, situada nesta localidade do 2º distrito. Fernanda também pediu urgentemente, que o local receba obras de pavimentação asfáltica ao longo da rua Deceptio Rosado. Já Moisés Neguinho (PMB), indicou as ruas Caramuru, Manhuaçu e Apiacá, em Jardim Gramacho, no 1º distrito, para serem pavimentadas, drenadas e terem saneamento básico.

E por falar em obra, a empresa Estevão, licenciada para prestar serviços de limpeza das vias do município, voltou a ser criticada. Delza de Oliveira (Patriota) foi enfática ao reclamar da maneira em que a empresa executa seus serviços e atendimento na cidade. Ela cobrou respostas e descreveu um episódio: “As esquinas da nossa cidade estão com muito lixo! Gostaria de saber, por que os maquinários da Estevão só vivem com os pneus furados e com defeito?”. Delza recebeu o apoio do vereador Catiti (Avante), que anteriormente fez duras críticas a mesma empresa. Ela deixou registrado que solicitará para a Estevão, esclarecimentos sobre quem é o responsável pela licitação, além do quantitativo de maquinário, funcionários, entre outras questões, na tentativa de entender o motivo do péssimo serviço prestado pela empresa e melhorar o atendimento.

O vereador Marquinho “Oi” (DEM) foi direto: “Temos que fiscalizar as empresas que ganharam licitação e não estão dando conta do recado”. O líder do Governo, vereador Valdecy Nunes (Patriota), assegurou que a Prefeitura será informada e tomará as atitudes cabíveis para resolver o problema descrito por Delza.

No sentido de disponibilizar uma ambulância, para atender as demandas do Posto Médico Sanitário de Imbariê (Doutor Jorge Rodrigues Pereira, no 3º distrito), Marquinho da Pipa (MDB) indicou que a Prefeitura analise essa possibilidade. A população dessa região também poderá ganhar uma feira livre, pois de acordo com outra indicação do vereador Marquinho, a rua Jujuí, em Jardim Anhangá, tem condições de comportar uma feira para melhor atender a população local.

Mais uma vez sendo alvo de críticas, as filas nas agências bancárias voltaram a ser assunto entre a vereança. Paulo Afonso, vereador do Republicanos, que ontem (14) homenageou, em conjunto com os vereadores Valdecy Nunes, Celso do Alba, Vitinho Grandão (SD), Júnior Uios (DEM), Nivan Almeida (PT) e Alex da Juliana do Táxi (MDB), os funcionários da Maternidade Municipal de Santa Cruz da Serra, em comemoração ao 1º aniversário dessa unidade, reforçou o coro que clama por mais organização dos bancos ao liberarem a entrada da população em suas agências. “Não sei se estão com o número de profissionais reduzidos, mas a aglomeração ao redor desses estabelecimentos está muito absurda. Precisamos tomar uma atitude quanto a isso”, comentou o republicano, que aproveitou, ainda, para cobrar esclarecimentos da empresa Correios (muito criticada na sessão passada), a respeito da entrega de mercadorias em áreas em que a empresa, por conta própria, classificou como “zona de risco”, mas que ainda não informou o motivo de tal conduta. “Precisamos que eles descrevam quais são os locais considerados de risco, pois há pessoas que estão tendo que ir buscar suas mercadorias, se colocando realmente em risco, sofrendo acidentes e se expondo ao coronavírus”, falou ele.

Indignado com a má conduta de alguns funcionários da Fundec, órgão subordinado à Secretaria de Ciência e Tecnologia, o vereador Vitinho Grandão descreveu uma situação que ocorreu ontem, durante a vacinação contra a Covid-19 no Posto de Saúde do Pilar, com a presença do secretário da pasta supracitada e o vereador licenciado, Eduardo Moreira. De acordo com Vitinho, os funcionários e o secretário da referida pasta, estavam comandando a vacinação, juntamente com a equipe de saúde que trabalha no local. “Não sei se o serviço dos funcionários da Fundec é esse, mas eles, juntamente com a equipe de Enfermagem, estavam vacinando quem bem queriam. Há secretários que se colocam em posições que não deveriam estar”, expôs Vitinho.

O vereador Alex da Juliana do Táxi criticou o trânsito nas vias do 1º distrito e pediu que a Comissão responsável averigue a situação, além de pedir fiscalização na sinalização das ruas da cidade. Ele também parabenizou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Proteção Animal pelo sucesso da campanha de vacinação antirrábica, que aconteceu recentemente.

Os decretos legislativos expostos na sessão dizem respeito a concessão da medalha “Bravura Duquecaxiense”, oferecidas pelo vereador Catiti aos cabos da Polícia Militar, Marcos Vinícios Alves Ribeiro e Fábio de Oliveira Maravalho, e também para os soldados da PM, Fábio Dias Braga e João Vitor Merces de Oliveira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: