Programa de Navegação de Pacientes é apresentado para população de São João de Meriti e cadastra mais de 50 mulheres para a realização de mamografia gratuita

Na tarde de ontem (9), o Programa de Navegação de Pacientes (PNP) para câncer de mama foi apresentado aos profissionais de saúde e às moradoras do bairro Vila Rosali, pela coordenadora do programa e médica mastologista Dra. Sandra Gioia. O projeto tem apoio e o reconhecimento do prefeito da cidade, Dr. João, do deputado estadual Valdecy da Saúde e da secretária de Saúde, Marcia Lucas. O objetivo é ajudar no diagnóstico e no tratamento precoce de pacientes oncológicos e de fomentar o incentivo à promoção da saúde de forma contínua e não somente em outubro, quando se celebra o Outubro Rosa – mês de conscientização do câncer de mama.  

O evento, que reuniu cerca de 50 mulheres, teve como alvo o esclarecimento das estratégias para a detecção precoce do câncer de mama e a importância do autoexame e do autoconhecimento. Todas receberam orientações sobre as formas de tratamento da doença e saíram com o agendamento em mãos da mamografia e da consulta de retorno.

No município não faltam mamógrafos e mais unidades estão sendo adquiridos para que mais mulheres possam se prevenir contra o câncer de mama. “Esse programa deu tão certo que está sendo ampliado aqui para o município de São João de Meriti, com o projeto piloto no posto de saúde da Vila Rosali. Hoje começou o cadastro das mulheres que participarão desta ação com o agendamento de exames e da consulta de retorno, um avanço no tratamento”, disse a médica.

Uma moradora do bairro contou que após viver o drama da doença na família resolveu procurar um especialista e está em tratamento com a descoberta precoce de um nódulo: “Minha tia faleceu e depois de anos descobri esse nódulo que, graças a Deus, foi identificado como benigno. Mas poderia ser um caso grave. Eu tive que rastrear para saber. As pessoas, infelizmente, só procuram tratamento quando sentem alguma coisa e aí que está o grande problema”.

O Programa de Navegação de Pacientes para Portadores de Neoplasia Maligna (câncer) de Mama foi recentemente premiado pelo Ministério da Saúde, em Brasília, na 1ª edição do Prêmio Prevenção e Controle do Câncer.
A expectativa é que novas unidades da cidade sejam contempladas com o programa e que mais mulheres possam ter o benefício de conseguir acesso precoce ao tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: