Profissionais de Saúde de Duque de Caxias participam do Projeto Fotográfico “POR TRÁS DAS MÁSCARAS” organizado pelo CICV

Evento virtual que acontece nesta terça-feira (16), às 18h, vai reunir fotógrafos e profissionais de saúde para comentarem esta cobertura de bastidor. O biomédico Hilton Ribeiro, vice-diretor do Hospital Municipal Drº Moacyr Rodrigues do Carmo (HMMRC), fala da rotina dos profissionais que estão na linha de frente da saúde de Duque de Caxias


O Brasil rumava para seu primeiro pico de casos e mortes por Covid-19, em 2020, quando os fotógrafos Camila de Almeida, Márcia Foletto e Tiago Queiroz receberam a missão de contar de perto a rotina da linha de frente da resposta à pandemia no país. Seja em Duque de Caxias (RJ), Fortaleza (CE) ou São Paulo (SP), o que encontraram foi humanidade atrás das máscaras daqueles trabalhadores. É sobre essas histórias pessoais que se trata o livro “Por Trás das Máscaras”, a ser lançado em 16 de março pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV).

“Com a pandemia, a maior parte da população passou a reconhecer e valorizar mais os profissionais de serviços essenciais”, lembra a coordenadora de Comunicação do CICV, Sandra Lefcovich, responsável pela edição geral do livro. “Mas as equipes também estão mais vulneráveis e sofrem ataques, então este trabalho é nossa homenagem e agradecimento por tanta dedicação e entrega”, explica.
Mais do que registros de momento, eles apresentam histórias, bastidores e angústias desses profissionais. As imagens foram editadas pelo fotógrafo Sérgio Amaral, que revela: “O material veio generoso na qualidade, empatia e adequação.”

Elaine Correa é fisioterapeuta do CTI, especialista em cardiorrespiratório, em terapia intensiva adulta e integrante da linha de frente da resposta à Covid-19 do Hospital Moacyr do Carmo, em Duque de Caxias. Ela lembra como os primeiros momentos da pandemia foram desafiadores, pois ainda não havia informações suficientes sobre a doença. Mas a dedicação supera as adversidades. “Há um comprometimento em mostrar amor ao paciente e mostrar que toda equipe tem o mesmo objetivo: a cura”, conta. Essa e outras histórias estarão no fotolivro “Por trás das máscaras”.

Nesta terça-feira, 16 de março, os fotógrafos vão discutir a experiência de ter estado tão próximos à linha de frente. A roda de conversa será mediada pelos organizadores do livro, Sandra Lefcovich e Sérgio Amaral, e contará ainda com profissionais de saúde, que vão compartilhar a experiência da cobertura a partir da ótica do fotografado. O biomédico Hilton Ribeiro, vice-diretor do Hospital Municipal Drº Moacxyr Rodrigues do Carmo (HMMRC), também participa deste evento virtual, representando os profissionais de saúde da rede municipal de Duque de Caxias.
O evento será transmitido, a partir das 18h30, ao vivo pelo canal do CICV no YouTube (https://www.youtube.com/c/CICV_oficial/) e na página da organização no Facebook (https://www.facebook.com/CICV/)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: