Profissionais de Nova Iguaçu recebem a Carteira Nacional de Artesão

Cinquenta artesãos de Nova Iguaçu receberam nesta quinta-feira (17) a Carteira Nacional de Artesão. Dentro do Programa de Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, coordenado pela Secretaria de Estado de Turismo, a cerimônia realizada em conjunto com a Prefeitura de Nova Iguaçu, no Patronato, no Centro de Nova Iguaçu, reuniu os profissionais que passaram por uma série de etapas para receber a carteirinha do Programa de Artesanato Brasileiro, o PAB. No evento, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica para o Artesanato entre o Estado e o Município de Nova Iguaçu.
A Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu, a Fenig, através do Programa Municipal de Artesanato da Prefeitura, organizou o evento no município. “A entrega dessas carteiras simboliza o trabalho que esses artesãos vêm desenvolvendo. A qualificação é tudo. O produto tem que ter um bom acabamento e uma boa apresentação. Parabenizo os artesãos que também fazem parte do Programa Municipal de Nova Iguaçu”, afirmou Miguel Ribeiro, presidente da Fenig.

“É um momento muito importante diante dessa crise da pandemia. Esse programa do Estado trabalha em cima da capacitação para que o artesão tenha ideia da importância do seu produto. A gente trabalha em cima da valorização do produto para ser colocado no mercado consumidor”, destacou Gerciano de Lima Luz, subsecretário de Estado de Turismo.
Segundo o subsecretário Gerciano de Lima, através da Carteira do PAB, os artesãos passam a ter direito a um microcrédito para obter matérias-primas para os seus trabalhos. Além disso, o subsecretário destacou que o artesanato é de grande importância para o Turismo e nos 92 municípios do Estado, as pessoas estão produzindo para empreender na criação de produtos da cultura local e também como forma de valorização humana. O Estado reconhece o Artesanato como profissão. A ideia é levar produtos de outros municípios a vitrines como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e shoppings.
No evento, foi apresentada a van do Programa de Artesanato do Estado, uma loja itinerante, que leva os produtos de artesanato de vários municípios a outras cidades do Estado estabelecendo um intercâmbio comercial e cultural.
“Desde pequeno eu sou encantado com o universo geek, dos mangás e comic books, além disso, eu sou muito fã da arte clássica. Eu hoje vivo disso. Dou aulas e presto serviços para empresas e pessoas que admiram o meu trabalho”, afirmou Rodrigo Cardoso, morador de Comendador Soares, que realiza pinturas inspiradas no universo geek, dos games e do anime. Entre os destaques de sua obra, pinturas da Mulher-Maravilha, uma índia e da cantora Amy Winehouse. Ele recebeu a Carteira Nacional de Artesão que possibilitará muitas outras oportunidades profissionais para Rodrigo e seus colegas artesãos de Nova Iguaçu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: