20 de julho de 2024

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Profissionais da Secretaria de Políticas Inclusivas de Maricá recebem treinamento sobre autismo

Vinte e cinco servidores participaram das aulas focadas no crescimento profissional, que acontecem até terça-feira (31/01)

A Prefeitura de Maricá realizou nesta segunda-feira (30/01) uma capacitação voltada para profissionais da Secretaria de Políticas Inclusivas com tema sobre autismo no Auditório do Banco Mumbuca, no Parque Eldorado. Cerca de 25 profissionais participaram da ação que faz parte do aperfeiçoamento continuado com foco no atendimento a pessoas com deficiência.

O treinamento, com o tema ‘’Autismo: Um olhar imensurável para o espectro na perspectiva da observação, sensibilidade e conhecimento’’, foi ministrado pela professora Juliana Muniz, mestre em diversidade e inclusão pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e pós-graduada nas áreas de Neuropsicopedagogia e Educação Inclusiva pela Censupeg.

A gerente do Centro de Referência em Políticas Inclusivas (CRPI), Cris Perlingeiro, afirmou que o objetivo da capacitação é aprofundar o conhecimento dos servidores. “As famílias acabam desconhecendo os caminhos a percorrer e é aí que precisamos nos aprofundar nesse vasto conhecimento para oferecer acolhimento e suporte para os que precisam”, declarou.

A capacitação, que acontece até terça-feira (31/01), contará, ao todo, com 12 horas de aula em parceria com a Ong Contato. A professora Juliana Muniz dividiu o curso em dois blocos e abordou diversos assuntos sobre os principais desafios da atuação com pessoas autistas. “É necessário que o profissional tenha interesse, afetividade, conhecimento, uma boa relação com a família. O afeto facilita a mediação, sendo este um dos principais caminhos na comunicação entre o aluno e o professor/profissional”, comentou Juliana.

A mediadora ainda falou sobre a importância de conscientizar a sociedade em relação ao espectro autista. “É um caminho de buscas contínuas pelo conhecimento sobre a mediação na aprendizagem para pessoas no Transtorno do Espectro Autista (TEA), pois através da tríade observação, sensibilidade e afeto podemos contribuir no ambiente das relações cotidianas das pessoas com autismo”

Sobre a Secretaria de Políticas Inclusivas

A Secretaria de Políticas Inclusivas tem o objetivo de viabilizar a oferta de oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todas as pessoas e proporcionar inclusão social, além de realizar uma série de ações e projetos voltados para pessoas que, de alguma forma, sofrem algum tipo de exclusão, como pessoas com deficiência, negros, indígenas, mulheres, comunidade LGBTQIA+, egressos do sistema prisional e seus familiares, pessoas que necessitam de apoio psicológico e pessoas em vulnerabilidade social. A sede da Secretaria de Políticas Inclusivas fica na Rua Antônio Vieira Sobrinho, nº 333, Parque Eldorado, Maricá/RJ. Mais informações pelo telefone (21) 96736-8781 ou pelo e-mail escritó[email protected].

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *