Procon-RJ realiza fiscalização em Casimiro de Abreu por falha na prestação do serviço de energia elétrica

Ação de fiscalização constata problemas enfrentados por comerciantes da cidade

Os agentes do Procon Estadual do Rio de Janeiro vistoriaram estabelecimentos comerciais em Casimiro de Abreu, nesta quinta-feira (14)  para verificar como está o fornecimento de energia feito pela concessionária Enel. Consumidores relataram aos fiscais casos de interrupção do fornecimento de energia, intermitência na prestação do serviço, oscilação na rede, dificuldade e demora no atendimento das solicitações de restabelecimento, além de transtornos materiais. O presidente do Procon-RJ Cássio Coelho, presente na ação, declarou que irá instaurar um ato sancionatório contra a empresa.

“É dever da Enel fornecer um serviço digno e regular à população. Recebemos a solicitação do vereador Pedro Gadelha e vamos apurar a denúncia e procurar ajudar os moradores de Casimiro de Abreu. Pela primeira vez estivemos na cidade realizando esta grande operação. Os nossos fiscais fizeram 12 autos de constatação e realmente o município vem sofrendo com este problema. O Procon está disponível quando for necessário para retornar ao município para tomar todas as providências necessárias”, afirmou o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.

O prefeito Ramon Gidalte solicitou apoio para apurar as denúncias dos consumidores recebidas na prefeitura. Ainda segundo ele, a falta de energia acontece tanto pela manhã, à tarde e durante a madrugada.

“A falta constante de energia em nossa cidade dificulta o crescimento e desenvolvimento de nossa região para atrair novas empresas. Nesta fiscalização do Procon, juntamente com a sua equipe técnica, eles puderam constatar as inúmeras reclamações dos nossos consumidores. Buscamos auxílio do Procon-RJ para nos ajudar a solucionar este problema em Casimiro de Abreu”, comentou o prefeito.

Confira a nota do posicionamento da empresa

A Enel Distribuição Rio informa que não recebeu nenhuma comunicação formal ou registrou reclamações do Procon RJ sobre a fiscalização realizada em Casimiro de Abreu. A distribuidora esclarece que faz investimentos constantes na melhoria de sua rede de fornecimento do estado. No município, o tempo médio de interrupções de energia por cliente (DEC) caiu 47% e a quantidade média de vezes que os clientes ficam sem energia (FEC) foi reduzida em 41% no período entre 2018 e 2020.  

No ano passado foram realizadas 1.466 manutenções na rede de distribuição, incluindo substituição de postes, transformadores e outros equipamentos, além da execução de 7.751 podas de árvores próximas a rede de distribuição. A empresa realiza inspeções regulares nos circuitos que atendem ao município, utilizando tecnologia que inclui drones, helicóptero e carro termovisor.  Além disso, a Enel Distribuição Rio instalou 4 equipamentos telecomandados que identificam remotamente falhas na rede causadas por fatores externos, como queda de árvores, descargas atmosféricas ou acidentes. Com os equipamentos telecomandados, é possível reestabelecer remotamente o serviço para grande parte dos clientes afetados pela interrupção, tornando o sistema mais eficiente e reduzindo o número de clientes sem energia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: