Primeiro mês de atuação do Segurança Presente em Japeri mostra queda nos índices de violência

Programa Segurança Presente começa a operar em Japeri - Diário do Rio de  Janeiro

Junho apresentou bons números em comparação aos cinco primeiros meses de 2021. Dados foram divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP)

O ISP (Instituto de Segurança Pública), que realiza as estatísticas de segurança em todo o estado, publicou, na noite desta segunda (20), em seu site oficial, os dados consolidados das ocorrências referentes a junho de 2021 em todo o estado. Este foi o primeiro mês de atuação das duas bases do Programa Segurança Presente  em Japeri.  Em conjunto com o 24° BPM e com a 63° DP, o município viu os números da violência, principalmente os crimes de rua, apresentarem quedas consideráveis.

Os dados compilados pelo órgão são das ocorrências registradas na 63° DP (Japeri) durante todo ano, desde 2013, e, nos primeiros 30 dias do Segurança Presente reforçando a segurança pública do município, junho apresentou bons números relacionados aos meses anteriores de 2021. Exemplo desta queda se mostra nos casos de roubos a transeuntes que obteve o menor índice do ano: 7 casos.

O ISP ainda mostra que os crimes de roubos de rua e de celulares, ao lado dos assaltos a transeuntes tiveram, em junho, as menores incidências de 2021. Outro dado importante é que, neste mesmo período, Japeri zerou os casos de roubos a comércios, residências, bancos, caixas eletrônicos, após-saque, de bicicletas e furtos a transeuntes, de celulares, bicicletas, além de sequestro.

Outra incidência que mostra o trabalho contínuo nas ruas do município foi o aumento nas ocorrências de apreensão de drogas que aumentou 112% se comparado junho a maio. As ocorrências por posse de drogas também alavancaram no mesmo período: 900%. Os crimes contra a vida também apresentaram bons resultados. Foram três homicídios dolosos em junho, uma queda de 62,5% em relação a janeiro deste ano.

De acordo com a prefeita Fernanda Ontiveros, os primeiros resultados são bons, mas o objetivo é melhorar cada vez mais: “Tinha certeza de que os números seriam positivos, mas ainda temos muito trabalho pela frente. Contamos com a integração das forças de segurança em parceria com toda população para que, em breve, alcancemos dados muito melhores. A luta só começou”, destacou a chefe do executivo municipal.

Já o secretário municipal de Segurança, Transporte e Postura, Jorge Dantas, ressaltou a parceria nas ações: “Temos nossas forças de segurança unidas pela diminuição da violência em Japeri. Além do Segurança Presente, que foi um grande reforço, temos as polícias militar e civil, além da Guarda Municipal. Vamos alcançar números melhores, tenho certeza”, disse.

O efetivo empregado nas duas bases (Japeri e Engenheiro Pedreira) diariamente soma 49 policiais militares, das 8h às 20h, todos os dias. O programa ainda conta com seis viaturas, 10 motocicletas, além do policiamento realizado a pé.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: