29 de abril de 2025

TV Prefeito

Portal de notícias dos municípios com videos e entrevistas. Cobertura diária das cidades das regiões: Metropolitana, Serrana, Lagos, Norte, Noroeste, Médio Paraíba e Centro Sul do estado do Rio de Janeiro. O melhor da notícia está aqui.

Primeiro coworking público feminino da América Latina dá oportunidades a mulheres de Niterói

Espaço Empreender é uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, por meio da Codim – da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres de Niterói

A porta que se abre (usar imagem entrada do coworking – porta de vidro fosco) é muito mais do que apenas uma imagem. É o símbolo de uma nova vida, de esperança, para muitas mulheres.

O Espaço Empreender é o primeiro coworking público feminino da América Latina. E fica no Centro de Niterói, em um lugar de fácil acesso a todos. A iniciativa é da Codim, o Centro de Políticas e Direitos das Mulheres, ligado à Prefeitura. O ambiente, inaugurado em março, é dedicado ao estímulo e desenvolvimento de novas ideias e negócios, liderança e networking e voltado para as empresárias e aspirantes a ter seu próprio negócio.

Além de orientação e capacitação profissional, elas têm à disposição seis computadores e área kids – para deixarem os filhos enquanto trabalham -, sala de reuniões para até 12 pessoas e espaço colaborativo de vendas com os negócios que mais se destacarem nos programas de capacitação da Codim.

A coordenadora da Codim, Fernanda Sixel, chama a atenção para a importância do empreendedorismo e da geração de renda para a autonomia financeira da mulher.

“A violência contra as mulheres está muito atrelada à dependência econômica. Criamos esse espaço para que elas tenham um ambiente público exclusivo, para que possam se apropriar e desenvolver seus negócios e estabelecerem redes. Aqui mesmo já tivemos casos de mulheres que fizeram conexões entre elas e a partir disso, ampliaram seus negócios. O enfrentamento às violências contra as mulheres não depende só do atendimento à mulher que foi vitimizada e que passou por uma situação de agressão. A gente precisa oportunizar a essas mulheres condições de trabalho, de capacitações, de formação, de incentivo ao empreendedorismo. O Espaço Empreender Mulher tem esse objetivo. Ser um espaço que dê condições para que a mulher construa a sua autonomia econômica, a sua independência e o seu direito de fazer escolhas sobre a sua própria vida”, destacou Fernanda Sixel.

No Brasil, segundo o Sebrae, há 9,3 milhões de mulheres à frente de um negócio, sendo que 45% delas são chefes de família, as responsáveis pela principal e, muitas vezes, única renda de seus lares.

A empreendedora Fernanda Rodrigues já faz planos para incrementar os negócios. “É uma vitória muito grande, uma conquista para todas nós, empreendedoras de Niterói. Eu tenho uma marca de bijuterias e não tinha espaço físico para expor minhas peças. Agora temos um ponto para ampliar nosso networking e uma área para expormos nossos produtos”, frisou a empreendedora.

Outra que também comemora o Espaço Empreender é Lívia Fernandes. Ela idealizou um aplicativo que dá visibilidade para empreendimentos com responsabilidade social e ambiental. “Niterói foi precursora nesse movimento para dar um espaço para as mulheres empreenderem. Tenho usado o coworking com muita frequência”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *