Prefeitura oferece atendimento Psicológico durante Pandemia do Coronavírus em Nilópolis

Com o objetivo de ampliar as possibilidades de escuta qualificada e cuidar da saúde mental dos nilopolitanos durante a pandemia de coronavírus (covid-19), e a consequente necessidade de quarentena, a Prefeitura de Nilópolis, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), lançou o Serviço de Apoio Psicológico Remoto, via número de telefone 3039-7565.

O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. De acordo com a Prefeitura, no primeiro atendimento será feito uma triagem e em seguida será realizado o agendamento, onde naquele dia e hora marcados, psicólogos que compõem o Núcleo de Apoio a Saúde da Família farão o contato. Não há cobrança de nenhuma taxa.
A intenção é lidar com os efeitos que o período de quarentena podem causar na mente das pessoas, os fatores estressores associados à pandemia e às reações advindas destes: ansiedade, medo, pânico, preocupação intensa com a sua saúde e de familiares que podem ter sido expostos à covid-19; mudanças no padrão do sono e alimentação; aumento do uso de álcool, tabaco e outras drogas, além do apoio àqueles que perderam familiares ou amigos, vítimas da doença e profissionais de saúde.ATENDIMENTO
O cuidado com as implicações emocionais durante esse período de quarentena é imprescindível para a manutenção do bem estar. “A Psicologia tem papel importante no trabalho de educação em saúde, para prevenção e, ainda, para ações psicoeducativas relacionadas às mudanças comportamentais e às questões relacionais e comunitárias, especialmente na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS). Há um importante papel da Psicologia também no acolhimento ao contexto geral de ansiedade e preocupação da população e ressaltando a importância das fontes oficiais e especializadas”, ressalta a psicóloga, Chenya Coutinho.
Na prática, a gestão municipal busca prover a todos, em especial aos afetados mais diretamente, tudo que é necessário para ultrapassar esse momento difícil com a maior tranquilidade possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: