fbpx

Prefeitura lança Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação Municipais, em Mangaratiba

Projeto incentiva a participação voluntária na gestão e proteção dos Parques Estaduais e Áreas de Proteção Ambiental

A Prefeitura de Mangaratiba, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, publicou a Resolução SMMA 03/2021 e lançou esta semana o Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação Municipais. A iniciativa tem como objetivo aproximar a população das unidades de conservação, incentivando a participação voluntária na gestão e proteção dos recursos naturais.

Segundo o secretário da pasta, Antonio Marcos Barreto, o programa possibilitará mais alcance na proteção ambiental e vai estimular que a população participe das ações de preservação dos espaços naturais.

 “Com a ajuda dos voluntários poderemos ampliar o nosso trabalho de proteção ao Meio Ambiente, além de envolver os cidadãos em atividades que ajudem na conservação da flora, fauna e demais recursos naturais”, explicou.

O projeto irá abranger toda a população e também, alunos de diferentes cursos. De acordo com o prefeito Alan Bombeiro, esta será uma ótima oportunidade para os estudantes poderem adquirir experiência profissional, além de se tornarem multiplicadores de ações de conservação da biodiversidade e proteção ambiental.

SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA

Os voluntários selecionados irão atuar no Parque Natural Municipal da Pedra do Urubu e no Parque Ecológico e Cultural do Sahy, e também nas Áreas de Proteção Ambiental Marinha do Boto Cinza, e na da Guaíba-Guaibinha. A área de atuação dos inscritos vai depender das unidades de conservação, mas poderá variar desde atendimento administrativo, pesquisa e monitoramento, proteção ambiental, até comunicação ou tecnologia, entre outras.

A coordenação do trabalho desenvolvido pelos voluntários será realizada pela Secretaria de Meio Ambiente, por meio do Setor de Biodiversidade e Áreas Protegidas, com a parceria das Unidades de Conservação Municipais. Os voluntários também serão assessorados pelo  Comitê Técnico de Avaliação CTA do Programa, que será composto por funcionários da Secretaria de Meio Ambiente e membros convidados do Conselho Municipal de Meio Ambiente. 

Todos os voluntários do projeto irão receber o certificado de participação do programa.

COMO PARTICIPAR

Para participar do Programa de Voluntariado em Unidades de Conservação Municipais é necessário ser maior de 18 anos e ter compromisso e responsabilidade com a conservação ambiental. No primeiro momento, os interessados devem enviar um e-mail para voluntariosmangaratiba@gmail.com (canal de comunicação com a secretaria) ou ir na sede do órgão, manifestando seu interesse em participar do programa.

O candidato deverá preencher o formulário de inscrição com informações básicas para desenvolver o trabalho, conforme orientado pela Resolução n° 03/21, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, publicada do Diário Oficial do Município da última quinta-feira (dia 08/04).

A Secretaria de Meio Ambiente fica localizada no Sahy Village Shopping e Conveniências, na Av. Vale do Sahy – s/n, sala 212 (setor de protocolo). 

Veja mais informações sobre o Programa de Voluntariado acesse a Resolução da Secretaria Municipal de Meio Ambiente n° 03, no Diário Oficial do Município, através do link: https://www.mangaratiba.rj.gov.br/novoportal/assets/cg/_lib/file/doc/arquivos/publicacoes/dom-1327.pdf.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: