Prefeitura do Rio retoma vacinação com segunda dose da CoronaVac

Prefeitura do Rio retoma vacinação com a segunda dose da CoronaVac

O Rio retoma, nesta segunda-feira, a aplicação da segunda dose da CoronaVac apenas para idosos com 70 anos ou mais que tomaram a primeira dose no município, informou a Secretaria municipal de Saúde (SMS). Até este domingo, estava suspensa a segunda etapa de vacinação com a CoronaVac na cidade

A SMS divulgou o novo calendário por meio de seu perfil oficial no Twitter. Segundo a pasta, nesta terça-feira serão imunizados com a segunda dose idosos de 67 anos ou mais. Depois, o cronograma tem datas com intervalos maiores.

Saiba quais são as datas de vacinação da segunda dose de CoronaVac:

– segunda-feira, 3 de maio: idosos com 70 anos ou mais

– terça-feira, 4 de maio: idosos com 67 anos ou mais

– sábado, 8 de maio: idosos com 66 anos

– quinta-feira, 13 de maio: idosos com 65 e 64 anos

– segunda-feira, 17 de maio: idosos com 63, 62 e 61 anos

Demais vacinados (não idosos):

– primeira dose entre 5 e 9 de abril: devem comparecer aos postos dez dias após a data marcada para a segunda dose em seus comprovantes

– primeira dose entre 10 e 17 de abril: devem comparecer aos postos no dia 17 de maio

– primeira dose após 17 de abril: não haverá adiamento na aplicação da segunda dose

Calendário segue com maiores de 56 anos de grupos prioritários

Nesta segunda-feira (3), está prevista pela prefeitura a imunização de pessoas de 56 anos que pertencem a grupos prioritários definidos pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). As mulheres vão recebera a primeira dose de 8h às 13h, nos pontos de vacinação espalhados pela capital. Os homens, de 13h às 17h.

Profissionais de saúde de 39 anos serão vacinados de 13h às 17h. Grávidas com comorbidades também podem ser imunizadas com a primeira dose, sem horário definido pela prefeitura.

Fazem parte dos grupos prioritários:

Trabalhadores da educação

O município já havia iniciado a vacinação para parte dos profissionais na ativa da Ensino básico público. A partir de agora, a vacinação é para todos profissionais da educação, seja rede pública ou privada e também para o ensino superior, seguindo o escalonamento de idade e gênero proposto pelo calendário. A pessoa que faz parte desse grupo deve apresentar obrigatoriamente o documento oficial com foto e o último contracheque ou declaração das instituição educacional em que trabalha (a declaração ficará retida na unidade de saúde)

Pessoas com comorbidades

Pessoas com comorbidades listadas no Programa Nacional de Imunizações, e que podem ser consultadas em coronavirus.rio/comorbidades. A pessoa precisa apresentar laudo médico ou outro documento que comprove a comorbidade e condições incluídas na lista do PNI, como exames, receitas, relatório médico, prescrição médica etc. Deve comparecer ao posto de vacinação no dia destinado a sua idade e gênero.

Pessoas com deficiência

Pessoas com deficiência permanente: deficiência física; auditiva; intelectual; psicossocial (mental); visual; múltipla (associação de duas ou mais deficiências); transtorno do espectro autista. O comparecimento ao posto de vacinação deve respeitar a idade e gênero.

Trabalhadores de serviços essenciais

Estão incluídos no novo calendário os trabalhadores dos seguintes serviços: limpeza urbana, guardas municipais, motoristas e cobradores de ônibus e condutores do transporte escolar. Trabalhadores da saúde, que não são da área assistencial, mas atuam em hospitais, clínicas e outras unidades e que ainda não foram vacinados.

Os profissionais devem estar na ativa e apresentar os três últimos contracheques comprovando vínculo com a profissão e local de trabalho, ou declaração assinada do estabelecimento em que atuam, que ficará retida na unidade de saúde. O comparecimento ao posto de vacinação deve respeitar o escalonamento de idade e gênero.

Forças de segurança

Policiais civis e militares, bombeiros e agentes penitenciários serão vacinados em seus locais de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: