fbpx

Prefeitura do Rio realiza programação especial em homenagem ao Dia do Idoso

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, realizará ações para comemorar o Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade que é celebrado em todo o mundo nesta sexta-feira, dia 1º de outubro. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1991.

Um dos motes da ‘Semana do Idoso’, que vai do dia 28 de setembro a 02 de outubro, será o lançamento da campanha institucional designada pela frase “Viva o privilégio de envelhecer”, que terá as Senhoras do Calendário como destaque da campanha, orquestrado pelo produtor cultural Eduardo Arauju.

 
O objetivo é sensibilizar a sociedade carioca para as questões do envelhecimento, dando ênfase à necessidade de promoção e proteção para essa população. Vale ressaltar que em 10 anos, a população de idosos cresceu 47% no Rio. Com isso, há na cidade mais indivíduos de terceira idade que crianças e jovens até 19 anos. Os números fazem parte de uma pesquisa feita pelo SeniorLab em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para o secretário municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, Junior da Lucinha, é fundamental refletirmos desde já em ações que estimulem a expectativa de vida de forma saudável. “Precisamos cada vez mais pensar em políticas públicas também para aquelas pessoas na faixa dos 40 a 59 anos. O envelhecer é agora! Vamos fazer uma reflexão sobre o presente para gerar mudanças de hábitos para o amanhã”, disse ele.

Para celebrar, a SEMESQV preparou uma programação especial com atividades durante uma semana. No dia 29 de setembro, reabriremos a Casa de Convivência Padre Velloso, em Botafogo, na zona Sul da cidade. Esse é o quinto espaço a voltar com as atividades após mais de um ano e meio fechado.

No dia 01 de outubro, acontecerá um aulão para os idosos na Casa Clara Nunes, em Madureira. Além disso, uma missa será presidida pelo padre Thiago Sardinha na Igreja da Penha, zona Norte.

Confira a programação para a Semana do Idoso:

Dia 28/09

10h O Museu de Arte Moderna do Rio em uma parceria inédita com a SEMESQV irá realizar o ponto de partida da oficina “Na Flor da Idade” na Casa de Convivência Bibi Franklin Leal, na Tijuca.

Dia 29/09

14h Em parceria com a Multirio e a Fundação João Goulart, I seminário “O Envelhecer é agora: Uma reflexão sobre o presente gerando mudanças de hábitos para o amanhã”, acontecerá através do canal do YouTube da Multirio. Para receber o certificado de participação, os interessados devem se inscrever (através do link que será disponibilizado nas redes sociais da SEMESQV). Entre os convidados, estará o produtor Cultural e Digital influence Eduardo Arauju.

Dia 30/09

09h Reabertura da 5ª Casa de Convivência: Padre Velloso, em Botafogo.

As Casas oferecem atividades totalmente gratuitas para pessoas idosas, a partir de 60 anos, tendo como objetivo gerar impacto direto na promoção da saúde física, mental e emocional dos frequentadores.

Dia 01/10

08h Aulão de dança e alongamento na Casa de Convivência Clara Nunes, em Madureira. Haverá aferição de pressão e glicose. Os idosos vão ganhar leques de papel com a frase da campanha, além de lanche entre uma atividade e outra.

Dia 01/10

16h O Padre Thiago Sardinha realizará uma missa na Igreja da Penha, zona Norte da cidade, para celebrar a vida de todos os idosos. Trinta frequentadores da Casa de Convivência da Penha participarão da homenagem.

Dia 01/10

18h Em comemoração ao Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade, os Arcos da Lapa, a sede da Prefeitura do Rio, a Cidade das Artes e a Igreja da Penha, serão iluminados na cor amarela, com objetivo de sensibilizar a população para as questões do envelhecimento, dando ênfase à necessidade de promoção e proteção para essa população.

Dia 02/10

10h Desdobramento da oficina “Na Flor da Idade” que acontecerá nos espelhos d’água do museu e contará com a presença de 12 pessoas idosas convidadas pelo Setor de Educação do MAM Rio junto do artista Marcelo Asth.

Melhor idade: conheça 5 formas de ter qualidade de vida - Blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: