fbpx

Prefeitura de Três Rios inaugura primeiro Ambulatório Ampliado de Saúde Mental

A Secretaria de Saúde inaugura nesta quinta-feira (23), às 14h, o primeiro Ambulatório Ampliado de Saúde Mental, localizado na Rua da Maçonaria, nº 181. A iniciativa faz parte da AMENT – Equipe Multiprofissional de Atenção Especializada em Saúde Mental -, programa do Ministério da  Saúde. 

O Ambulatório vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com uma equipe multiprofissional com sete psicólogas, três psiquiatras e duas assistentes sociais. O local prestará atendimento a adultos, adolescentes, crianças e à família como um todo, além da equipe administrativa e equipe de apoio.

A Coordenadora de Saúde Mental, Marize Agostinho, pontuou sobre a importância do equipamento de saúde. “É  através de serviços como esse que podemos atuar na construção de estratégias e políticas públicas articuladas entre setores da saúde, assistência, além da sociedade civil para uma intervenção mais humana e digna.”

Os agendamentos no Ambulatório são feitos por encaminhamento da Atenção Primária, ou através de outros serviços. Nas primeiras consultas é feito acolhimento inicial por uma psicóloga, que encaminhará o paciente conforme cada caso. 

O Ambulatório Ampliado também tem interface com outros dispositivos da saúde mental como os CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e outros setores como Saúde da Mulher, NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família), e intersetorial com a Educação, Promoção Social, Justiça, Conselho Tutelar, CEAM (Centro de Atendimento à Mulher), bem como parcerias com as Práticas Integrativas e Complementares – PICs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: