fbpx

Prefeitura de Teresópolis lança aplicativo que facilita a prevenção e o combate ao coronavírus

A Gestão Municipal de Teresópolis lançou nesta segunda-feira, 8, o aplicativo ‘Minha Saúde’. A ferramenta tem o objetivo de fortalecer as medidas de prevenção e de combate ao novo coronavírus. O aplicativo está disponível, gratuitamente, nos sistemas Android e IOS, e permite realizar triagem, monitorar sintomas e estabelecer contato direto entre o cidadão e o serviço de saúde do município. Plataforma vai ser usada dentro do Programa Estratégico de Testagem (PET) para identificar casos suspeitos de colaboradores, empregados e prestadores de serviços.

O aplicativo ‘Minha Saúde’ é uma ferramenta que agrega às medidas que já implantamos em nossa cidade para o enfrentamento do contágio do coronavírus. E o grande benefício é que o aplicativo possibilita que a triagem seja feita sem a necessidade de o paciente sair de casa. Além disso, será de extrema importância para o monitoramento da saúde dos funcionários, com avaliações semanais, através do aplicativo. Se preciso, o cidadão vai ser direcionado para o atendimento presencial”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen.

Formulário de autodeclaração   

Como parte integrante do Programa Estratégico de Testagem (PET), todos os estabelecimentos com permissão de atividade deverão requerer que, até o próximo dia 12, seus colaboradores, empregados e prestadores de serviço preencham formulário de autodeclaração no aplicativo. As declarações que apontem para casos suspeitos serão monitoradas pela Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE), sendo avaliada a necessidade de isolamento e realização de testes individuais para o COVID-19.

Após a entrega de todas as autodeclarações de saúde de seus colaboradores, empregados e prestadores de serviço, as empresas com permissão de atividade deverão preencher formulário para emissão do Alvará Combate ao COVID-19 Segundo Estágio, disponível no site da Prefeitura. O documento deverá ser impresso e exposto em todos os acessos do estabelecimento em formato A4.

“O aplicativo ‘Minha Saúde’ é uma ferramenta que agrega às medidas que já implantamos em nossa cidade para o enfrentamento do contágio do coronavírus. E o grande benefício é que o aplicativo possibilita que a triagem seja feita sem a necessidade de o paciente sair de casa. Além disso, será de extrema importância para o monitoramento da saúde dos funcionários, com avaliações semanais, através do aplicativo. Se preciso, o cidadão vai ser direcionado para o atendimento presencial”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen. 

O aplicativo foi desenvolvido pela Lemobs, startup incubada na Coppe/UFRJ. A vinda do projeto para Teresópolis aconteceu através do mapeamento de soluções tecnológicas que a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia vem fazendo junto ao Programa StarpRio.

Como funciona o aplicativo

Ao baixar o aplicativo ‘Minha Saúde’, o usuário deve preencher um cadastro e o formulário de autoavaliação coronavírus, indicando se tem sintomas como febre, tosse, perda do paladar, olhos vermelhos ou dor de cabeça e se tem diabetes, pressão alta ou falta de ar persistente. 

“A partir dessa triagem, será gerado um resultado, apontando se a pessoa está no grupo de risco ou se há sinais de alarme e onde deve procurar atendimento. Essa autoavaliação pode ser feita diariamente. As informações vão ajudar a Secretaria de Saúde a mapear as localidades de maior atenção ao coronavírus e a focar em ações estratégicas de combate e de prevenção à COVID-19”, frisou o secretário de Saúde, Antonio Vasconcellos. 

O aplicativo ainda permite contato direto com a Secretaria de Saúde, através de Whatsapp, acesso aos telefones de emergência, às notícias locais voltadas à pandemia e às unidades de saúde mais próximas. Além disso, possibilita a integração de dados como tipo sanguíneo, histórico de pressão, de temperatura, cartão SUS e carteira de vacinação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: