Prefeitura de Rio Bonito realiza curso para os novos Agentes Comunitário de Saúde

Começou nessa última quarta-feira (4) o curso introdutório para os cem novos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que passaram no concurso público. Durante o curso, realizado na primeira Igreja Batista de Rio Bonito, estão sendo abordados assuntos relacionados as atribuições do ACS, diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), acolhimento, indicadores e redes de saúde, além dos cuidados e atendimentos à saúde da criança, do adolescente, da mulher, do idoso, dentre outras situações e práticas do dia a dia. O curso tem a duração de duas semanas e carga horária de 40 horas.

O principal papel desempenhado pelo Agente Comunitário de Saúde é de ser o primeiro elo entre o cidadão e serviço público de saúde de que necessita. Ele é o profissional responsável por atuar na promoção e prevenção na saúde, mapeando e encaminhando pessoas para este serviço. O evento contou com a presença da equipe técnica e da Coordenadora Geral do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Roberta Dermier, entre outros.

Atribuições – Durante o período de capacitação, os agentes irão receber orientações que abordam temas ligados a saúde e comunidade, SUS, papel dos agentes comunitários e suas atribuições, papel durante as visitas familiares, territorialização/mapeamento, trabalho em equipe, funcionamento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), entre outros temas.

Os novos Agentes Comunitários de Saúde estão sendo preparados para atuarem nas Estratégias Saúde da Família (ESFs) dos bairros Boa Esperança, Serra do Sambê, Nova Cidade, Parque Andrea, Boqueirão, Nova Cidade, Boqueirão, Rio Vermelho, Viçosa, Mangueira, Jacuba, Lavras, Colina, Sambê, Rio Seco, Mata, Catimbau, Bela Vista, Rio do Ouro, Basílio, Parque Indiano, Ipê/BNH, Praça Cruzeiro, além da Clinica da Família. Eles receberam um kit contendo aparelho de pressão, caderno, caneta, bloco de anotação, que serão utilizados na rotina diária de trabalho nas comunidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: