Prefeitura de Resende reforça estrutura do programa ‘Consultório na Rua’ com chegada de van

Veículo, que chegou nesta quarta-feira, dia 14, começa a operar na quinta, dia 15, em diversos pontos da cidade

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforçou a estrutura logística do Programa ‘Consultório na Rua’ com a chegada de uma van nesta quarta-feira, dia 14. O veículo, que servirá para o deslocamento da equipe do ‘Consultório na Rua’ e o transporte de usuários do programa, entrará em operação nesta quinta-feira, dia 15. Um dos objetivos é fornecer melhores condições aos serviços oferecidos à população em situação de rua neste momento de pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

O ‘Consultório na Rua’ é uma equipe de saúde da Atenção Primária, formada por enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social, psicólogo e agente de Programa Sociocultural Desportivo. O programa, que recebe financiamento federal para a realização das ações no município, é vinculado à Superintendência de Atenção Primária, da Secretaria de Saúde. O secretário municipal de Saúde, Tande Vieira, destacou a importância do trabalho desempenhado pela equipe do ‘Consultório na Rua’ em tempos de pandemia, viabilizando assistência à saúde das pessoas em situação de rua.

— Atualmente, o programa de Atenção à Saúde da População em Situação de Rua acompanha cerca de 155 pessoas. Em média, são atendidas in loco 30 pessoas por dia. Os profissionais monitoram casos suspeitos e confirmados de Covid-19, acompanham pré-natal e realizam curativos, além da assistência a pessoas diagnosticadas com diabetes e hipertensão, entre outras doenças. A equipe também presta atendimento in loco para aquelas pessoas que apresentam necessidades em decorrência de problemas provenientes do uso de álcool e outras drogas. O programa atua no encaminhamento deste público-alvo para hospitais, consultas nas unidades de saúde e tratamentos especializados. Com a chegada da van, com maior espaço e conforto, os serviços serão potencializados em diversos pontos da cidade, dando garantia de maior agilidade ao transporte da equipe e, consequentemente, otimizando o tempo de atendimento e a qualidade dos serviços – frisa.

Entre os serviços da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos que funcionam em parceria com o ‘Consultório na Rua’, estão: Centro Pop (Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua); Acolhimento Institucional; o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS); e o Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS ad).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: