Prefeitura de Resende recebe sete veículos para veículos para reforçar frota da saúde

Sete automóveis modelo Spin, da Chevrolet, serão destinados aos serviços da Atenção Primária à Saúde

A Prefeitura de Resende recebeu sete veículos modelo Spin, da Chevrolet, para compor a frota municipal. Os sete automóveis, que chegaram nesta quarta-feira, dia 14, serão destinados aos serviços da Atenção Primária à Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde. Os carros foram entregues no Pátio da Administração Municipal e, posteriormente, encaminhados aos serviços essenciais.

O secretário de Saúde, Tande Vieira, destacou que os carros são recursos logísticos extremamente importantes para o pleno funcionamento da pasta, que possui uma estrutura ampla com polos estratégicos em toda a cidade, além de contribuírem para a atual demanda contra o novo coronavírus (Covid-19).

— A chegada dos veículos ajudará a agilizar os serviços previstos no cronograma da Atenção Primária à Saúde, lembrando que a demanda é grande, principalmente, neste momento de pandemia da Covid-19. Para o atual governo, a saúde é uma das prioridades, por isso, este processo de modernização da frota municipal continua com foco nos serviços essenciais, reforçando a estrutura dos postos de saúde e de toda a rede pública. Ainda na quarta, dia 14, o ‘Programa Consultório na Rua’ ganhou uma van, que servirá para o deslocamento dos profissionais e o transporte de usuários do programa. A van começou a operar nesta quinta-feira, dia 15. Uma das finalidades é oferecer melhores condições aos serviços oferecidos à população em situação de rua nesta pandemia. O ‘Consultório na Rua’ é uma equipe de saúde da Atenção Primária, composta por enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social, psicólogo e agente de Programa Sociocultural Desportivo. O programa, vinculado à Superintendência de Atenção Primária, presta assistência à saúde das pessoas em situação de rua in loco, além de encaminhá-las para hospitais, consultas nas unidades de saúde e tratamentos especializados.

Atualmente, o programa de Atenção à Saúde da População em Situação de Rua acompanha cerca de 155 pessoas. Em média, são atendidas in loco 30 pessoas por dia.

MAIS MODERNIZAÇÃO

Para compor a frota da Secretaria de Saúde, em maio de 2020, duas novas vans chegaram para o Tratamento Fora do Domicílio (TFD). No primeiro semestre de 2020, foram adquiridos seis carros de passeio do modelo Kwid, da Renault, além de uma Van e uma ambulância, direcionados para o programa TFD e outras atividades do setor. De dezembro de 2018 até fevereiro de 2019, foram recebidos oito carros Nissan March. Parte dos veículos de passeio comprados foi destinada ao TFD, enquanto os demais estão sendo utilizados nas demandas de rotina da secretaria. Em janeiro de 2019, um dos automóveis foi encaminhado ao Programa Saúde da Família (PSF) de Engenheiro Passos. O primeiro a ser adquirido do mesmo modelo chegou ao município em 2018, para ser integrado ao PSF. Em setembro de 2018, chegaram quatro vans da Renault, que são utilizadas para o serviço de TFD. No mês de junho de 2019, ainda foi incorporado um micro-ônibus para o TFD.

Em janeiro de 2019, uma caminhonete Mitsubishi L200 Triton, doada pelo Ministério da Saúde, passou a integrar a frota, sendo encaminhada à Superintendência de Vigilância em Saúde. Ainda vale lembrar que foi comprado um trailer móvel odontológico, no ano passado. Dois carros Chevrolet Spin também chegaram ao município, e foram destinados ao Programa de Saúde Mental.

Em fevereiro de 2019, chegaram quatro ambulâncias para atuar nas chamadas remoções simples, no transporte de pacientes que não apresentam risco de morte. Posteriormente, a Prefeitura recebeu mais uma ambulância de remoção simples. O governo ainda adquiriu duas unidades do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Saúde), em 2017 e 2018. Este ano, a Central de Ambulâncias também recebeu uma UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) móvel.

Para atuação na Secretaria de Obras e Serviços Públicos, em março de 2020, foram entregues dois carros do modelo Montana, da Chevrolet, que também atendem a Superintendência de Eventos. Entre fevereiro e julho de 2019, o governo municipal comprou 10 caminhões por meio de processo licitatório. São eles: dois veículos Volkswagen, um do tipo Baú Delivery 9.170 e outro Carroceria Delivery 9.170; quatro da Ford Cargo 2631, com Traçado 6×4 e caçamba basculante de 12 metros cúbicos; dois da Volkswagen tipo caçamba (basculante) de sete metros cúbicos, modelo 17230 Euro V; um Volkswagen Delivery 9170, com cabine suplementar e carroceria metálica para carga seca; e um caminhão Ford Munck (para sete toneladas), com plataforma prancha, tração 6×2.

Já no setor da Educação, no mês de fevereiro de 2019, o Programa Gente Eficiente ganhou um ônibus adaptado, com capacidade para 27 usuários, doado pela montadora Volkswagen Caminhões e Ônibus. Na ocasião, foram recebidos dois ônibus do programa federal ‘Caminho da Escola’. Em abril do mesmo ano, chegaram mais quatro ônibus. Em 2018, a Prefeitura fez a aquisição de três ônibus escolares por meio do mesmo programa.

Em dezembro de 2018, o governo municipal recebeu um veículo Citroën Aircross e um micro-ônibus, oriundos dos Ministérios dos Direitos Humanos e do Desenvolvimento Social, respectivamente. Os veículos foram encaminhados ao Conselho Tutelar e à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. O Conselho Tutelar já havia recebido dois veículos da marca Fiat, que foram doados em 2017.

Em maio de 2019, a Secretaria de Administração também adquiriu seis veículos Sandero da Renault, para atuação na fiscalização e no monitoramento de obras, bem como na fiscalização de posturas.

Para a Secretaria de Desenvolvimento Rural, chegou uma retroescavadeira em março de 2020. Em 2019, foi adquirido um caminhão comboio Ford Cargo com motor diesel 4×2, visando dar suporte aos serviços de manutenção das estradas vicinais e obras, bem como na logística de outros trabalhos realizados para a conservação da limpeza do município. A pasta já foi contemplada com quatro retroescavadeiras, entregues em 2018, e uma motoniveladora (Patrol) em fevereiro de 2019.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: