Prefeitura de Resende comemora Semana do Meio Ambiente com live e vídeos no Facebook e Instagram da Educação

A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), montou uma programação especial para celebrar a “Semana do Meio Ambiente” com a exibição de live e a publicação de matérias e vídeos, entre os dias 5 e 11 de junho. As divulgações, alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente – comemorado no dia 5 de junho, estarão disponíveis no Facebook e no Instagram da Secretaria Municipal de Educação. As atividades buscam incentivar a participação dos alunos com a temática “Conhecer para Preservar!”.

De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental, Andréa Gonçalves Costa, o objetivo é estimular o engajamento dos estudantes com temas relacionados à preservação do meio ambiente no município de Resende, por meio de suas vivências.

— O Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972, visando conscientizar a população a respeito da importância de preservar os recursos naturais. A data comemorativa tem por finalidade criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta. As escolas da rede municipal de Resende contam com a criatividade de seus professores e colocam em prática as atitudes socioambientais por intermédio de oficinas e de forma interdisciplinar. Os problemas ambientais tiveram um crescimento acentuado nos últimos tempos, diante disso, na semana em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria de Educação elaborou conteúdos on-line (nos canais da Secretaria de Educação no Instagram, no Facebook e no YouTube) para interagir com toda a comunidade escolar, agregando propostas alternativas e soluções para uma maior reflexão e debate sobre esta temática. O objetivo da semana é trazer conscientização às questões ambientais locais e como elas se relacionam com o planeta. Esse ano, o tema escolhido propõe que o resendense conheça Resende. Resende tem muitas belezas em seus distritos e, por isso, foram escolhidos alguns locais como destaques da zona rural, que serão apresentados por alunos destas regiões de ecoturismo. Só conhecendo para aprender a preservar e, consequentemente, receber bem o turista – explica.

Todas as unidades de ensino participaram com fotos e vídeos, que ficarão expostos virtualmente pelo padlet ao longo do mês de junho.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

No dia 5 de junho, sábado, será postado um vídeo às 10h, no Facebook da Secretaria Municipal de Educação, com a coordenadora de Educação Ambiental, professora Andréa Gonçalves Costa, com as seguintes abordagens: Qual é a importância do Dia Mundial do Meio Ambiente – 05 de junho?; e entrevista com a professora Anadeje Brivio do Cmei (Centro Municipal de Educação Infantil) Parque das Águas, que escreveu o livro: “O mundo desencantado de Lili”.

No dia 7 de junho, segunda-feira, haverá vídeo sobre o distrito da Vila da Fumaça com a participação de um aluno da Escola Municipal João Rodrigues. O vídeo estará disponível a partir de 10h, no Facebook da Secretaria de Educação. No final do vídeo, terá um post convidando a população para interagir com fotos visitando a localidade, um dos pontos principais de turismo na região.

No dia 8 de junho, será a vez da live que começará às 15h, no Instagram da Secretaria de Educação, com o tema “Observação de Aves e o Turismo Ecológico”. O diretor de Inovação em Ensino Aprendizagem da SME, professor João Caranzano, entrevistará a fotógrafa de aves Kacau Oliveira (profissional especialista na área e autora do livro “Aves de Resende”).

No dia 9 de junho, quarta-feira, haverá vídeo sobre o distrito de Visconde de Mauá com participação de uma aluna e um aluno da Escola Municipal Francisco Quirino Diniz. O vídeo será postado pelo Facebook da SME, às 10h. No final da apresentação, terá um post solicitando fotografias de pessoas que visitaram a Visconde de Mauá.

No dia 10 de junho, quinta-feira, serão divulgadas duas matérias, a partir de 10h, com os seguintes assuntos: padlet que conterá as ações que foram realizadas ao longo da Semana do Meio Ambiente de todas as unidades educacionais do município; e o início da formação para os alunos do 8º ano das três Escolas Municipais Hetelvina Carneiro, Moacir Coelho da Silveira e Prof. Oswaldo da Rocha Camões, com a temática: Turismo Ecológico Sustentável. Vale destacar que a formação é dividida em módulos e ocorrerá durante todo o mês de junho. Também será postado às 15h, pelo Facebook da SME, o vídeo de um aluno da Escola Municipal Adelaide Lopes Salgado, que mostrará que é possível ter e cuidar de uma horta em casa.

No dia 11 de junho, sexta-feira, às 10h, haverá a postagem de vídeo sobre o distrito da Serrinha do Alambari, produzido por alunos da Escola Municipal Moacir Coelho da Silveira, no Facebook da Secretaria de Educação. No final do vídeo, terá um post solicitando fotos de pessoas que visitaram a Serrinha do Alambari. Às 15h do dia 11, no canal do Facebook da SME, será disponibilizado um vídeo com a coordenadora de Educação Ambiental, Andréa Costa, para agradecer a participação das unidades de ensino e de toda a comunidade na Semana do Meio Ambiente, além de comunicar que, em setembro, haverá o I Fórum Ambiental Juvenil das Escolas Municipais de Resende. As inscrições serão abertas no dia 14 de junho. O espaço será voltado para debater os problemas ambientais da comunidade e do mundo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: