fbpx

Prefeitura de Petrópolis remove quase 80 mil toneladas de entulho em 2018

Prefeitura remove quase 80 mil toneladas de entulho em 2018

A prefeitura removeu 78,7 mil toneladas de entulho em toda cidade em 2018. A quantidade de restos de obras, lixo verde, móveis e eletrodomésticos velhos recolhidos nos últimos três meses do ano foi quase o dobro em comparação com a média dos outros meses por causa do descarte irregular, que aumenta nesta época do ano. O trabalho intenso para promover a limpeza do município é dividido em duas frentes de trabalho e é executado pela Comdep e pela Secretaria de Serviços.

Entre janeiro e setembro, foram coletadas 5,6 mil toneladas de entulho por mês. Já em outubro, novembro e dezembro, esse número passou cerca de 10 mil toneladas.

O Código de Posturas proíbe o despejo de entulho em ruas e calçadas e determina que o caminho correto é levar os resíduos volumosos para o aterro de Pedro do Rio. Quem for flagrado cometendo a irregularidade é intimado a fazer a remoção imediata e pode ser multado em R$ 800. A população pode apresentar denúncia da irregularidade tanto pelo telefone da Comdep (2292-9500) quanto junto à Fiscalização de Posturas (2246-9042).

Quem tem dificuldade de fazer o descarte correto tem a alternativa oferecida pela Comdep que é o Disque Entulho, que faz o recolhimento gratuito em casa e leva para o aterro de Pedro do Rio, como determina o Código de Posturas. Dessa forma, a pessoa consegue fazer a retirada do entulho de casa e contribui com a limpeza da cidade.

Para isso, basta ligar para o telefone 2243-7822 e agendar o recolhimento de até 20 sacos até 25 kg. O serviço já ultrapassou a marca de 5 mil coletas realizadas e possui rotas fixas todos os dias, mas também atende outros locais de acordo com a disponibilidade das equipes.

A Comdep faz o serviço com funcionários e maquinário próprios. Já a SSOP coordena o trabalho feito pela Força Ambiental. Juntas, são sete turmas de serviço, cada uma com uma máquina (retroescavadeira ou pá carregadeira) e um ou dois caminhões e cerca de 30 funcionários no total.

Nesta quarta, por exemplo, o trabalho ocorreu em locais como Morin, Rua Itália (Vila Militar), Vila São José (Bingen), Alto da Derrubada (Fazenda Inglesa), Ladeira Rocha Miranda (Quarteirão Ingelheim) e Bairro da Glória.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: