Prefeitura de Petrópolis recebe anteprojeto de duplicação de trecho em Itaipava

Elaborado pela iniciativa privada, o anteprojeto de melhorias para a mobilidade de Itaipava foi entregue à prefeitura nesta sexta-feira (19.10) pelo arquiteto Aloizio Rodrigues. As alterações consistem na duplicação de um trecho da União e Indústria entre o Shopping Estação e a rotatória do Bramil. A intenção é criar uma nova via, ao lado do supermercado, que dá acesso à ponte para a BR-040. Os empresários Josemo Corrêa Mello e Guilherme Ferreira Alves, a quem pertencem os terrenos, também participaram da reunião e disponibilizaram a doar as áreas para a realização das obras.

Essa parceria entre a iniciativa privada e o poder público é fundamental para que se possa avançar na cidade e este caso é um excelente exemplo. A prefeitura recebeu um anteprojeto completo, que considera todas as nuances e que servirá para nortear com as ações de mobilidade nesse trecho. Esse será um grande avanço para o distrito e para a cidade.

O anteprojeto foi feito após vistorias em um trecho de cerca de um quilômetro. Ele considera as condições do trecho e contempla o espaço para a passagem do trânsito de veículos, além de calçadas, meio-fio, baias para ônibus, canteiros e faixas de pedestres. O arquiteto que doou o projeto ao município, Zinho, explica que a construção de uma nova via em um terreno ao lado do supermercado Bramil irá ajudar a canalizar o trânsito, além de diminuir o número de cruzamentos que comprometem o tráfego da região.

“A ideia é que o veículo que esteja vindo de Três Rios, por exemplo, entre no acesso à ponte que dá para a BR-040 e faça o contorno em uma rotatória que será criada junto à nova via. Dali, o motorista vai acessar o trecho ao lado do supermercado e sairá na União e Indústria novamente e uma área já duplicada. Isso diminuirá o número de conversões, auxiliando na velocidade média de veículos e beneficiando moradores e visitantes de Itaipava”, explica Zinho.

Agora, a determinação da prefeitura é que as secretarias de Obras e Planejamento se debrucem sobre o anteprojeto, finalizando um projeto executivo e orçamentos para viabilizar as obras. A intenção é que já na próxima semana seja criado um grupo para dar andamento às intervenções necessárias. A prefeitura vai trabalhar com as secretarias para tirar esse projeto do papel e trazer mais esse ganho para a cidade.

Em PPP, empresários doam terrenos para as alterações

Um importante passo já foi conquistado com a doação do terreno ao lado do Bramil para que seja criada a via. Josemo Corrêas Mello, um dos empresários que doou parte do seu terreno, destacou que esse projeto, ao ser executado, vai beneficiar muito os moradores da cidade. “A concepção foi muito bem pensada e essas alterações vão ao encontro do crescimento de Itaipava”, enfatiza Josemo. Guilherme Ferreira Alves, o Guilherminho, também destaca a efetivação desse projeto como um fator que vai melhorar a mobilidade do distrito, bem como na qualidade de vida dos moradores da região. “Ao doar o terreno, pensamos no bem da cidade e no fortalecimento do distrito”, pontuou.

O diretor-presidente da CPTrans, Jairo Cunha, destacou que com a elaboração e entrega do Plano de Mobilidade Urbano (PlanMob), previsto para abril do próximo ano, também será possível captar recursos para as intervenções. “O trânsito desta área acaba refletindo em outras e termos essa área fluída vai melhorar muito o dia a dia de quem utiliza o trecho”, explicou ele, salientando que a iniciativa partiu de uma conversa com o arquiteto Zinho sobre o trânsito do distrito.

A expectativa é, também, que uma nova ponte seja criada no futuro, dando mais alternativas de acesso à cidade pela BR-040. A ponte existente atualmente funciona, apenas, para sair pela da via pela BR.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: