fbpx

Prefeitura de Petrópolis oferece apoio a quem quer parar de fumar

No Centro de Saúde, grupos de apoio são abertos, com atendimento gratuito

Com o objetivo de instruir e prevenir a iniciação do tabagismo, estimular a interrupção do fumo e proteger as pessoas da exposição à fumaça ambiental do tabaco, o governo municipal, por meio da Secretaria de Saúde, oferece no Centro de Saúde grupos de apoio abertos e gratuitos à população. A participação é aberta ao público que deseja parar de fumar, sendo necessário apenas o preenchimento de um cadastro na unidade. Os grupos têm horários disponíveis de encontros de segunda a sexta-feira, pela manhã, tarde e à noite.

“Sabemos dos malefícios que o tabagismo provoca e o quanto é difícil abandonar o vício. Este apoio a quem quer deixar o cigarro de lado é essencial. Durante o mês de agosto realizamos a capacitação dos profissionais da rede apoiada nas diretrizes do Programa de Controle do Tabagismo”, destaca o prefeito Hingo Hammes.

Segundo o INCA, a epidemia global do tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas ao ano por doenças crônicas e cerca de 1,2 milhões de fumantes passivos por doenças relacionadas ao tabagismo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o consumo de tabaco é a principal causa de morte evitável no mundo, respondendo por mais de 60% dos óbitos relacionados às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).

O secretário de Saúde, Aloisio Barbosa Filho, diz que o apoio das pessoas próximas é fundamental para quem deseja acabar com o vício. “Parar de fumar é uma das melhores coisas que a pessoa pode fazer para a sua saúde. Alguns conseguem fazer isso sozinhos e outros precisam de ajuda. Mas o êxito só vem quando realmente o próprio indivíduo toma a decisão de parar de fumar. Por isso, apoie quem tomou essa decisão e estimule com palavras positivas. O tabagismo é um dos principais fatores de risco para qualquer tipo de câncer. Fumar mais de um maço de cigarros por dia durante 10 anos aumenta em 60% a chance de ter um câncer de mama após os 44 anos”, exemplificou.

Para participação nos grupos de apoio, cadastre-se presencialmente no Centro de Saúde ou entre em contato pelo telefone (24) 2237-3616. De segunda a sexta-feira, os grupos se reúnem pela manhã nos horários de 8h e 10h. Pela tarde, o Centro de Saúde possui grupos de apoio às 13h e 15h na segunda, terça e quarta-feira. Na segunda, quarta e sexta-feira é oferecido o atendimento no terceiro turno, às 18 horas.

O Centro de Saúde Professor Manoel José Ferreira fica na Rua Santos Dumont, 100, no Centro da cidade.

Grupos de Tabagismo

Os grupos de tabagismo são realizados dentro das unidades da saúde com reuniões de apoio, medicamentos e orientações totalmente gratuitas à população, para quem deseja parar de fumar. As atividades acontecem por meio de ações educativas, de comunicação e de atenção à saúde. A coordenadora do Programa de Tabagismo de Petrópolis, Maria Eduarda Possato, explica como é feito o acompanhamento.

“Os grupos realizam quatro sessões de acompanhamento com o paciente, em que cada semana é abordado um assunto diferente. São realizadas palestras relacionadas a saúde do indivíduo com o tabaco, com objetivo que o paciente pare de fumar. Juntamente com as abordagens, é realizado o acompanhamento com uma equipe multidisciplinar com médico, dentista, nutricionista, e outros profissionais”, explica ela.

“A decisão de parar de fumar é do paciente. Ele decidindo, iniciamos o procedimento com os medicamentos de adesivos de nicotina, de acordo com a demanda dos pacientes”, completa Maria Eduarda, alertando que o uso dos adesivos deve ser acompanhado pelo profissional responsável do grupo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: