fbpx

Prefeitura de Mangaratiba realiza entrega de cadeiras de rodas, andadores e muletas para moradores do município

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Mangaratiba realizou na manhã desta quinta-feira (25) a entrega de diversas órteses e próteses para moradores da cidade. A ação faz parte de um projeto inédito e inovador no município, o POPEM – Projeto de Órteses, Próteses, Equipamentos e Medicamentos especiais -, que oferece gratuitamente estes equipamentos e insumos às pessoas que necessitam.

O POPEM foi implantado em Mangaratiba em setembro deste ano e conta com a parceria da Associação Pestalozzi de Niterói (APN) e da Associação Fluminense de Reabilitação (AFR). Além de cadeiras de rodas, o projeto disponibiliza andadores, próteses, muletas, cadeiras higiênicas, entre outros itens, além das medicações especiais de alto custo.

Segundo a secretária de Saúde, Sandra Castelo Branco, o objetivo do POPEM é facilitar o acesso dos cidadãos a equipamentos e insumos, necessários às suas condições de vida.

“Estamos oferecendo aos cidadãos aquilo que é necessário. Sabemos o quanto é importante o uso de próteses, órteses e equipamentos de mobilidade para aqueles que possuem alguma deficiência. Além disso, com o POPEM, esse projeto tão especial, também vamos viabilizar para o morador medicações com componentes específicos, e de alto custo, que muitas vezes precisavam ser requeridos judicialmente. Apesar do fornecimento dessas medicações ser de responsabilidade do Estado, vamos conseguir facilitar a entrega delas que será feita em Mangaratiba e não mais em Angra dos Reis”. 

Carleide Rodrigues, moradora de Muriqui, adquiriu através do projeto muletas para o filho que sofreu um acidente neste mês.

“Estou muito satisfeita com o serviço oferecido pela prefeitura. Meu filho foi atropelado e o motorista não deu assistência. Agora ele esta numa cama aguardando a cirurgia e necessita deste equipamento para se locomover. É muito triste ver um filho nesta situação e ter com quem contar é fundamental”.

Como adquirir os equipamentos:

O interessado deve comparecer na sede da Secretaria de Saúde na Praia do Saco, onde será entregue um formulário para que ele possa levar a ESF mais próxima de sua casa. O documento deve ser preenchido pelo médico ou fisioterapeuta confirmando a necessidade. Em seguida, o solicitante deve retornar a Secretaria de Saúde com o laudo, documentos pessoais (Identidade, CPF e cartão do SUS) e comprovante de residência para finalizar o cadastro.

As cadeiras de rodas, muletas e andadores serão entregues aos solicitantes na sede da secretaria. Já no caso de próteses e órteses, será agendada uma visita do morador nas associações parceiras para medição dos membros e, em seguida, confecção e entrega do equipamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: