Prefeitura de Mangaratiba realiza a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente

A Prefeitura de Mangaratiba, através da Secretaria de Meio Ambiente, realizou nesta segunda-feira (7) a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente no município. O evento, que foi dividido em duas partes, aconteceu de forma segura e seguindo todos os protocolos de prevenção contra a COVID-19.

A primeira parte das comemorações foi realizada no Parque Estadual Cunhambebe, no Sahy, e contou com atividades educativas, exposições com produtos de agricultores da cidade, plantio de mudas nativas na Trilha do Curumim e ainda a inauguração de um Ecoponto, que será semanalmente monitorado pela CoopMangaratiba.

 Marlene Pontvianne é moradora de Muriqui e esteve no Parque prestigiando a ação. “Eu estou acompanhando toda a programação desde o início e amando. Esse contato mais de pertinho com a natureza é uma maravilha”, disse.

 “A Semana do Meio Ambiente é muito importante para Mangaratiba. Não é uma simples agenda. Nosso município tem 85% de área verde preservada, sem contar o restante do valioso patrimônio natural concentrado aqui. Por isso, precisamos que a sociedade entenda a necessidade de preservar os recursos naturais e se mobilize para participar das ações de proteção do meio ambiente. Essa atitude é determinante para o futuro da cidade e de quem vive aqui”, comentou o Secretário de Meio Ambiente, Antonio Marcos Barreto.

AÇÕES EM DIVERSOS PONTOS DA CIDADE

Depois da ação no Parque Estadual do Cunhambebe, o Trevo da Praia do Saco, foi palco da segundo evento em comemoração a Semana do Meio Ambiente. A mobilização contou com a presença do Vice-prefeito Alcimar Moreira, o Chicão da Ilha, e reuniu agentes da Prefeitura para o plantio de mudas nativas no local, que incluem espécies como a do ypê, pata de vaca e hibiscus.

 “Aproveito esta oportunidade para parabenizar a Secretaria de Meio Ambiente por todo o excelente trabalho realizado por eles no município. Agradeço também pelo convite para estar aqui participando de um momento tão especial e simbólico como este, que marca o início de uma semana tão importante”, comentou o Vice-prefeito Chicão da Ilha.

Também participaram dos trabalhos a Subsecretária de Meio Ambiente de Mangaratiba, Fernanda Porto, Roberto César Oliveira e Tauan de Moura (Secretário e o Subsecretário de Agricultura e Pesca, respectivamente), representantes do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (CoopMangaratiba), da Polícia Militar Ambiental, voluntários da Vale, além de funcionários do Parque e visitantes.

Vale lembrar que no último sábado, dia 5, a Prefeitura também realizou a doação de mudas em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A ação foi realizada no bairro Sahy e resultou na distribuição de mais de cem plantas.

SE ESTENDE NESTA TERÇA E QUARTA-FEIRA 

– 08/06: Distribuição de mudas de plantas e ecobrindes na sede da secretaria de Meio Ambiente (localizada no Shopping do Sahy) e divulgação de um vídeo em comemoração ao Dia Mundial dos Oceanos, no facebook da Prefeitura, às 12h.

– 09/06: Encerramento das comemorações com a distribuição de mudas na sede da Secretaria e às 12h e um Webnar com a participação do Secretário de Meio Ambiente, Antonio Marcos Barreto, e da professora e Doutora em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de janeiro, Catia Antonia da Silva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: