Prefeitura de Mangaratiba oferece atendimento Odontológico especializado para gestantes de Alto Risco

Em Mangaratiba as mães que fazem acompanhamento gestacional pela rede municipal de saúde tem acesso integral ao Pré-Natal Odontológico, um atendimento especializado que é fundamental para garantir a saúde da gestante e do feto. Este serviço, que acolhe até mulheres com gravidez de alto risco, é precursor na região e já recebeu elogios, inclusive, da Secretaria Estadual de Saúde.
O Pré-Natal Odontológico é ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Superintendência de Saúde Bucal, nas unidades de Estratégia de Saúde da Família e no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). De acordo com o Dr. José Carlos Simões, Superintendente de Odontologia da cidade, mais do que uma consulta com o dentista, o serviço pode ajudar até a evitar partos prematuros.
“O Pré-Natal Odontológico é um serviço de qualidade prestado às gestantes de Mangaratiba. Ele ajuda a derrubar o mito de que a grávida não pode ser submetida ao tratamento dentário. Muitas pessoas não sabem, mas, a avaliação clínica e o tratamento odontológico são fundamentais para a saúde oral da mãe e o bem estar do bebê. Situações extremas relacionadas à periodontite em grávidas, podem gerar até aborto ou parto prematuro. Nesse sentido, tratar da Saúde bucal no período de gestação faz toda a diferença”, explicou. 
O atendimento odontológico das gestantes é dividido em duas partes, sendo uma clínica e a outra, de educação em saúde. No âmbito clínico, a futura mãe recebe consultas de profilaxia, raspagem (remoção de cálculos), restaurações de resina ou amálgama, e até cirurgias para remoção de dentes infeccionados, entre outros. 
Já na parte de educação em saúde, as gestantes são orientadas sobre escovação supervisionada, os cuidados orais indispensáveis na gravidez e no pós-parto, além de receberem dicas importantes sobre amamentação, hábitos alimentares saudáveis e introdução da higiene oral na primeira infância. Elas aprendem qual tipo de escova dental podem utilizar no bebê, como devem fazer o uso de chupeta e da mamadeira noturna. 

A importância de manter a higiene bucal na gestação - Blog Dentalclean


A Dra. Elizabete Francisco, especialista bucomaxilo do CEO, que faz o acolhimento e o atendimento das gestantes, destaca a importância do serviço, que pode se tornar espelho para o restante do estado.
“O município de Mangaratiba é o pioneiro na região em oferecer à gestante o atendimento clínico de maneira multiprofissional, enfatizando a educação em saúde, inclusive para o bebê. Recentemente representantes da Superintendência de Saúde Bucal e Atenção Básica do Governo do Estado elogiaram nosso trabalho e falaram da possibilidade de torná-lo um projeto espelho todos os outros municípios do Estado”, explicou.
Mônica Santana, gestante e paciente do CEO, fez o tratamento o Pré-Natal Odontológico completo. Ela fez questão de agradecer a toda equipe pelo sorriso novo. “Estou muito feliz e agradecida pelo acolhimento carinhoso que recebi. Parabéns ao Prefeito Alan Bombeiro, a Secretária de Saúde Sandra e a equipe da Odontologia por todo trabalho, profissionalismo e dedicação. O atendimento que recebi, não teria nem em clínica particular”, disse ela. 
Fazer o Pré-Natal pela rede municipal de saúde é fácil e seguro. Basta procurar o Posto de Estratégia de Saúde da Família mais próximo de sua casa e solicitar o serviço ao agente de saúde. Neste espaço, as gestantes serão acolhidas e encaminhadas para atendimento com as equipes de enfermagem, odontologia e medicina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: