Prefeitura de Macaé promove a limpeza dos quartos para receber as pessoas em situação de rua

Prefeitura promove a limpeza dos quartos para receber as pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Macaé realizou a sanitização dos quartos no Hotel de Deus, na Linha Azul, onde as pessoas em situação de rua, que quiserem, farão a pernoite a partir de segunda-feira (21). Com o início oficial do inverno, uma Van da Secretaria de Mobilidade Urbana, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, estará na Praça Veríssimo de Mello, no Centro da cidade, das 18h às 20h, levando essas pessoas para o abrigo noturno de inverno que a prefeitura oferecerá a elas até o dia 21 de setembro.

O trabalho será feito todos os dias, de domingo a domingo, incluindo feriados, até o fim do inverno, de forma que essas pessoas recebam o atendimento que precisam para escapar do frio das ruas durante a noite. O secretário Desenvolvimento Social, Mauro Torres, disse que os quartos onde elas passarão as pernoites estavam fechados e a limpeza foi necessária para garantir que as instalações estejam livres de impurezas para recebê-las conforme as normas da vigilância sanitária.

O secretário informou que, devido à pandemia do Coronavírus (Covid-19), todos que forem para o abrigo noturno de inverno terão de passar por teste rápido com a equipe de Enfermagem, da Secretaria de Saúde, que estará de prontidão no hotel. No abrigo, essas pessoas poderão tomar banho, jantar, lanchar e pernoitar.

Aquelas que apresentarem suspeita da doença serão levadas ao hospital por uma ambulância  do Serviço 192 que estará no hotel à disposição delas. Com esta ação, a prefeitura completa a rede de cuidado com as pessoas em situação de rua. O município vacinou essas pessoas no início do mês, em trabalho integrado com a Secretaria de Saúde, a equipe do Consultório de Rua e o Centro Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop). Além disso, no Centro Pop elas recebem, gratuitamente, quentinhas, têm espaço para tomar banho e lavar as roupas, corte de cabelo e barba. O Centro Pop funciona à Rua José Bruno e Azevedo, 99, ao lado do Terminal Central, no Centro da cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: