Prefeitura de Japeri capacita profissionais para preparo da merenda escolar

Cerca de 120 merendeiras e gestores de Japeri receberam, nesta sexta-feira (27), capacitação sobre boas práticas no preparo da alimentação escolar, na Escola Municipal Ary Schiavo. O treinamento, que acontece periodicamente, aborda assuntos como fabricação, higiene, recebimento de matéria prima e manuseio dos materiais.

O principal objetivo da capacitação foi atualizar as práticas que já ocorrem nas unidades escolares e melhorar a qualidade das refeições para os alunos. “Quando obedecemos a uma serie de critérios, melhoramos a qualidade, o preparo, a apresentação do prato e isso interfere na aceitação da merenda pelos alunos e nos dá a garantia de oferecer uma refeição segura, livre de contaminação”, explicou a nutricionista Priscila Nunes.

O curso também ensina a como lidar com a alimentação especial de algumas crianças que possuem diabete e intolerância à lactose, por exemplo. Para Lúcia Fidalgo, chefe do setor, este aprendizado é essencial dentro das escolas. “É um diferencial que nós temos. Não podemos comprar os alimentos e prepara-los sem ter atenção com aquelas crianças que tem uma necessidade diferenciada”, disse.

Todas as palestras ficaram sob a responsabilidade da equipe do setor de alimentação escolar, que conta com coordenador, chefe de setor e mais sete nutricionistas.

Esta é a segunda capacitação realizada pela Secretaria de Educação de Japeri desde o ano passado, cumprindo todas as exigências periódicas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e técnicas do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

Ao final das palestras, realizadas nos turnos manhã e tarde, todos os profissionais receberam apostilas explicativas e brindes com o tema do treinamento.

A secretária de Educação, Roberta Bailune, participou da capacitação e elogiou o trabalho que já vem sendo feito. “Vejo todo cuidado com as crianças e a participação que cada um possui no crescimento alimentar dos alunos. Tenho certeza que saíram daqui ainda mais capacitados para garantir o melhor para eles”, declarou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.