Prefeitura de Itaguaí inicia planejamento para revitalizar áreas verdes e áreas de proteção ambiental

A Prefeitura de Itaguaí, através da Secretaria de Meio Ambiente realizou, na sexta-feira  (12/02), uma vistoria em áreas de Proteção Ambiental – APAs – do município. O principal objetivo é dar início ao plano de revitalização dessas áreas.

De acordo com a Constituição Federal de 1988, em seu artigo 225, “todos têm o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. Pensando nisso, a Secretária Shayene Barreto, junto com os técnicos da SMA, está elaborando um plano para investir em melhorias das APAs para atender melhor a população local e turistas.

APA é uma extensa área natural destinada à proteção e conservação dos atributos bióticos (fauna e flora), estéticos ou culturais ali existentes, importantes para a qualidade de vida da população local e para a proteção dos ecossistemas regionais. Atualmente, Itaguaí conta com aproximadamente 14 mil hectares de área verde protegida, divididos entre a APA Itaguaí, Itingussú, Espigão, Taquara e a APA Saco da Coroa Grande, o equivalente a 14 mil campos de futebol.

A secretária de Meio Ambiente também confirmou que tem como objetivo aumentar as áreas protegidas, incentivando os proprietários de terras à criação de RPPNs (Reserva Particular do Patrimônio Natural), o que trará um aumento importante na arrecadação do ICMS ecológico, demarcando novas unidades de conservação, além de avançar com a implementação do plano de manejo da área que já vem sendo discutido com o INEA.

Prefeitura de Itaguaí inicia planejamento para revitalizar áreas verdes e áreas de proteção ambiental

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: