fbpx

Prefeitura de Itaguaí inicia capacitação de profissionais das ESFs

A Prefeitura de Itaguaí, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta terça-feira (14/09), em solenidade no Teatro Municipal, as atividades do Projeto Aprimora ESF Itaguaí. Segundo a organização, a iniciativa teve oito meses de planejamento até tornar-se realidade.

O projeto da Secretaria de Saúde é uma proposta inédita na cidade, sistematizada de educação permanente voltada para profissionais das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

O objetivo é qualificar, orientar e estruturar a atuação e a expansão da ESF no município. Segundo os organizadores, serão capacitadas 20 equipes, sendo cerca de 220 profissionais em 100 oficinas. A previsão inicial de duração é de quatro meses. Porém, o processo de capacitação e monitoramento é contínuo, não havendo tempo determinado para ser finalizado.

Tendo como slogan “Construindo juntos novos caminhos”, a iniciativa de cooperação entre profissionais da gestão e das equipes das ESFs busca alcançar melhores níveis de saúde e qualidade de vida da população itaguaiense.

O prefeito de Itaguaí, Rubem Vieira, participou da mesa de abertura da cerimônia, acompanhado do secretário de Saúde, Dr. Carlos Eduardo Zóia.

Em um pronunciamento aos presentes, o prefeito parabenizou as equipes pelo trabalho.

– Quero parabenizar a ação de toda a equipe, porque a gente sabe da necessidade da atenção básica. Sempre aprendi na minha vida de profissional de saúde, que, se a atenção básica funcionar, a gente tem uma demanda muito menor no hospital e na especializada – ressaltou o gestor municipal, para acrescentar: – Hoje, a gente vive um momento diferente por conta da pandemia. Vemos a importância do SUS, das salas de vacinas que conseguimos implantar em todos os lugares. Os serviços na cidade só funcionaram se todos estiverem juntos no mesmo propósito – pontuou Rubem.

O secretário de Saúde, Carlos Eduardo Zóia, fez questão de enfatizar a ampliação da Estratégia de Saúde da Família, lembrando que a prefeitura atualmente investe 25% de recursos próprios na saúde.

– Prefeito, quero parabenizar tudo o que senhor tem feito. A presença do senhor aqui hoje é prova disso. A sua gestão não tem medido esforços para transformar e fazer história neste município – disse Zóia.

Além deles, houve participação, através de vídeo, da superintendente de atenção primária à saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, Thaís Severino da Silva, e da pesquisadora e coordenadora-adjunta da residência multiprofissional em saúde da família da ENSP/Fiocruz, Ana Laura Brandão.

You are currently viewing Prefeitura inicia capacitação de profissionais das ESFs

Conteúdo programático do Aprimora ESF

A capacitação vai contemplar 19 módulos em três eixos temáticos. No entanto, novos módulos poderão ser incorporados nesta mesma metodologia de trabalho, uma vez que solicitados pelas equipes.

1) Princípios e diretrizes

Mudança do paradigma de Atenção à Saúde e Princípios e Diretrizes do SUS e da APS;
ESF : Princípios e diretrizes. Atribuições gerais e específicas dos profissionais;
Processo de trabalho: acolhimento, cuidado humanizado, clínica ampliada, reunião de equipe e coordenação do cuidado;
Redes de atenção à Saúde: Conhecendo a Rede de Itaguaí;
Diagnóstico e Mapeamento do território, comunidade e famílias. Visitas domiciliar: Abordagens teóricas e práticas.

2) Linhas de cuidado:

-Urgência e emergência na atenção primária;
-Saúde materna, neonatal e lactante e da mulher;
– Saúde da criança (com foco a cobertura vacinal);
– Cuidado em DCNT (com foco em hipertensão);
– Cuidado em DCNT (com foco em diabetes);
– Epidemiologia;
– Atenção psicossocial.

3) Sistemas de informação

– Cadastramento CAD SUS BPA (Nível médio);
– BPA (Nível superior);
– Prontuário eletrônico (médicos);
– Prontuário eletrônico (enfermeiros);
– Prontuário eletrônico (dentistas);
– Prontuário eletrônico (técnicos de enfermagem).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: