Prefeitura de Itaguaí dá continuidade às ações do Projeto Coleta de Resíduos

Nesta quarta-feira, 19/05, a Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade e a Secretaria de Assistência Social deram continuidade ao cadastramento dos catadores de material reciclável do município por meio do Projeto Coleta de Resíduos Sólidos, das 10h às 13h, na Praça Djalma Reis, em Coroa Grande.

O Projeto Coleta de Resíduos Sólidos já conta com 70 catadores de material reciclável cadastrados. Através da realização dos cadastros e mapeamento dos catadores será possível otimizar as ações individuais de coleta seletiva que já existem no município, além de identificar quais recicladores se encontram em situação de vulnerabilidade e inseri-los no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), que utiliza essas informações para a seleção de diversos programas e benefícios sociais.

O projeto vem colaborando para dar visibilidade a esses catadores e ao reaproveitamento desses resíduos que, em grande parte, podem ser reutilizados. Para a catadora de material reciclável Marli Rodrigues, o trabalho de reciclagem é muito importante, já que ajuda na proteção do meio ambiente.

“Nós somos recicladores e esse benefício será muito bom para a gente. Nós vivemos da reciclagem e trabalhamos com muita dedicação para proteger todo o meio ambiente, proteger nossa família e todos aqueles que convivem ao nosso lado”, disse a recicladora em ação realizada no bairro da Amendoeira.

Além do trabalho de assistência social, o Projeto também já ajudou na conexão de alguns catadores com geradores — que são as pessoas que desejam descartar materiais, entre eles o óleo de cozinha.

O Projeto agora conta com um cadastro realizado de forma digital com a finalidade de agilizar o processo do cadastramento e o tratamento das informações geradas.

A iniciativa já foi realizada nos bairros da Amendoeira (28/04), Centro (12/05) e Coroa Grande (19/05).

Prefeitura de Itaguaí dá continuidade às ações do Projeto Coleta de Resíduos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: