Prefeitura de Duque de Caxias orienta pacientes sobre atendimentos

Referência em atendimento médico na Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio, o Hospital de Saracuruna (HEAPN – Adão Pereira Nunes) é classificado como uma instituição de grande porte pelo Ministério da Saúde. A unidade ocupa uma área de 15 mil metros quadrados e presta serviços exclusivamente para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). As principais linhas de atuação são trauma, urgência e emergência adulto, pediátrico e maternidade de alto risco.

Por ser uma unidade de referência, é procurada por pacientes que poderiam se dirigir a outros locais, como o Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, as Unidades Pré-Hospitalares e Unidades Básicas de Saúde, o que acaba, por muitas vezes, sobrecarregando o atendimento. Pensando nisso, a Prefeitura de Duque de Caxias, que assumiu o HEAPN no dia 16/07, orienta aos pacientes que procurem o hospital somente nos casos indicados nas linhas de atuação. Os demais, inclusive aqueles pacientes com sintomas do novo Coronavírus, devem ser atendidos nas outras unidades da rede pública.Hospital de Saracuruna tem vaga para plantão aos sábados – CIPERJ |  Associação de Cirurgia Pediátrica do Estado do Rio de Janeiro

O Hospital de Saracuruna dispõe de Serviço de Pronto Atendimento (SPA) com classificação de risco, emergência adulta e pediátrica, centro cirúrgico, CTI adulto e pediátrico, enfermarias, ambulatório e Programa de Atendimento Domiciliar (PAD). Na unidade, são oferecidos preferencialmente atendimentos e serviços para traumas, acidentes e cirurgias especializadas. Ao todo, são 326 leitos divididos em clínicas médica e cirúrgica, ortopedia, neurocirurgia, obstetrícia, CTI, emergência e nas salas verde, vermelha, amarela e de trauma.

Um importante diferencial do hospital são as cirurgias de reimplantes. No local, funciona o único programa no Estado do Rio que realiza cirurgias em amputados, o SOS Reimplante. Outro projeto que chama atenção é o Banco de Leite que conta com visita domiciliar com profissionais de enfermagem. A Maternidade é dividida em quatro setores: Acolhimento com Classificação de Risco, Centro Obstétrico, Alojamento Conjunto e Ambulatório.

Além disso, é referência nacional em captação de órgãos e tecidos. A unidade já quebrou, em 2018, seu próprio recorde de captação de corações. A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do HEAPN ficou em segundo lugar em doação de órgãos no ranking nacional divulgado pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT).

O Hospital de Saracuruna está localizado em Duque de Caxias, no Km 109 da Rodovia Washington Luiz (BR 040), no bairro de Jardim Primavera.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: