Prefeitura de Duque de Caxias já limpous mais de 320 KM de rios e canais

A Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Obras e Defesa Civil, vem trabalhando intensamente na limpeza e desassoreamento dos rios e canais dos quatro distritos, dentro do programa de combate às enchentes. Iniciada em 2017 pelo prefeito Washington Reis, a iniciativa já beneficiou várias regiões críticas e milhares de moradores. Nos últimos quatro anos, mais de 320km de rios, canais e valões foram limpos e desassoreados pelo órgão.

Apesar do esforço da Prefeitura em manter os cursos d’água limpos para facilitar o escoamento das águas, principalmente durante o verão e os meses que o antecedem, em várias regiões os moradores insistem em jogar lixo e resíduos sólidos na beira dos córregos. Em alguns locais, além da limpeza das margens, são retiradas toneladas de objetos despejados irregularmente pelos moradores. É comum os trabalhadores encontrarem troncos de árvores, sofás, fogões, colchões e até geladeiras velhas nesses locais, além de grande quantidade de garrafas pet.

Para facilitar o escoamento das águas e diminuir os alagamentos em áreas do centro da cidade a Prefeitura está realizando obras de macrodrenagem do Canal Caboclos. No seu curso, de 960m, serão instaladas galerias pré-moldadas em concreto armado. As obras fazem parte do PAC I (Programa de Aceleração do Crescimento) e foram iniciadas no primeiro governo do prefeito Washington Reis. Realizada com recursos federais e municipais a macrodrenagem do canal será feita entre a Avenida Paulo Moreno e a Avenida Dr. Manoel Teles, e a foz do Rio Meriti. Para facilitar a manutenção serão construídas pistas laterais e travessias que também irão melhorar a circulação de veículos nas comunidades.

Outra obra importante realizada pela Prefeitura foi a canalização de mais de um quilômetro do Canal Farias, em Saracuruna, no segundo distrito. Nesse trecho foram instaladas redes de galerias pré-moldadas de concreto armado que vão aumentar a vazão das águas nos dias de chuva forte.
O trecho canalizado, entre as ruas Coronel Silva Barros e Padre Marinho, foi urbanizado pela secretaria de Obras e ganhou área de lazer com ciclovia, playground, pista de caminhada, academia de ginástica, jardins, iluminação de LED, áreas de convivência, entre outros equipamentos para atender os moradores de Saracuruna e bairros vizinhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: