Prefeitura de Cabo Frio capacita Guarda Civil Municipal para atuação na garantia dos direitos das mulheres

Primeiro ciclo de treinamento terminou nesta quarta (14)

A Prefeitura de Cabo Frio encerrou, nesta quarta-feira (14), o primeiro ciclo de capacitações intersetoriais com a Guarda Civil Municipal. Segundo a secretária de Direitos Humanos e Segurança, Aglaia Olegário, a iniciativa surgiu da necessidade de capacitar os servidores com relação ao tratamento dispensado às mulheres.

“Vimos a necessidade de capacitar a equipe para um atendimento e um acolhimento mais humanizado, principalmente às mulheres. Por isso envolvemos diversas pastas como Secretaria da Melhor Idade, Superintendência LGBTI+, Superintendência de Políticas Públicas da Pessoa com Deficiência e Secretaria da Criança e do Adolescente, entre outras, pois em todas elas temos variados perfis deste público”, explicou Aglaia.

Segundo a secretária adjunta de Direitos Humanos, Carla Rodrigues, a primeira capacitação teve início no dia 09 de junho tratando de temas como Direitos Humanos, população LGBTI+ e sufrágio feminista, e encerrou nessa quarta (14) com a Superintendência dos Direitos da Mulher realizando uma apresentação sobre temas relacionados à Lei Maria da Penha.

A coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher, Ludmila Roque, definiu a capacitação como uma sensibilização voltada à quebra de paradigmas culturais.

“O Guarda Municipal, responsável pela proteção do patrimônio público e segurança do munícipe, precisa ter o conhecimento não somente da Lei Maria da Penha, como também de todo o contexto que envolve as mulheres vítimas de violência”, destacou.

Segundo a superintendente dos Direitos da Mulher, Tânia Lopes, a sensibilização será estendida para toda a corporação.

“O objetivo dessa ação intersetorial é capacitar os guardas através de estudos e rodas de conversas, com a participação das pastas envolvidas para aprimorar o atendimento à população, principalmente às mulheres. Por isso, encerramos agora esse primeiro ciclo de capacitação, e já estamos preparando o segundo: entre os dias 26 e 29 de julho estaremos nos turnos da manhã e tarde junto aos guardas do primeiro distrito, e entre os dias 09 e 12 de agosto realizaremos essa sensibilização com os guardas de Tamoios”, informou Tânia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: