Prefeitura anuncia medidas para melhorar sistema de transporte da cidade

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou, nesta quarta-feira (07/04), novas ações com o objetivo de melhorar o sistema de transporte da cidade. Entre as medidas estão a ampliação do serviço expresso com ônibus comuns partindo de mais estações do BRT Transoeste em direção ao Terminal Alvorada, a criação do programa BRT Presente e os próximos passos para a conclusão do BRT Transbrasil, que será integrada com o VLT na região do Gasômetro. Outra ação será a promoção do retorno de linhas de ônibus convencionais que foram alteradas ou extintas.

– Nossa responsabilidade é dar solução aos problemas. No caso do transporte público, o que vimos foi a destruição absoluta do BRT, a incapacidade de concluir uma obra que deveria ter terminado no meio do mandato do prefeito anterior. Uma obra complexa, não discordo, que é a Transbrasil. E no campo dos ônibus vimos linhas sumindo, abandono e diminuição da frota – disse Paes, durante a apresentação das medidas no Palácio da Cidade, em Botafogo.

A comandante da intervenção do BRT, Claudia Secin, apresentou um diagnóstico atualizado de todo o sistema. Ela informou que, dos 297 ônibus articulados encontrados nas garagens, apenas 120 estão em condições de uso. Por isso, o serviço expresso que utiliza ônibus comuns, no trajeto direto entre Santa Cruz e Alvorada, será implantado também nas estações Pingo D´Água, Magarça e Mato Alto.

– Só com o “diretão”, que é o Santa Cruz x Alvorada, as estatísticas da Secretaria de Transporte mostram que estamos carregando mil passageiros a mais nos horários de pico da manhã e da tarde. Eram passageiros que tinham desistido do sistema Transoeste, estavam usando frescão e Uber – afirmou Claudia, que ressaltou o objetivo de chegar a setembro com 241 veículos em circulação, além de reabrir as 46 estações que foram fechadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: