Prefeitura anuncia Centro de Hemodiálise de Bangu e entrega equipamentos de saúde para clínicas da região

O prefeito do Rio, Marcelo Crivella, anunciou nesta quinta-feira, 13/08, a criação do Centro de Hemodiálise de Bangu, que funcionará no local onde hoje é o Polo de Cuidado Comunitário. A unidade, construída para atender aos pacientes de Covid-19 da região, será remodelada e adaptada após a pandemia e receberá 20 novas máquinas de hemodiálise recém-compradas da China.

– A Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho terá um centro de hemodiálise com 20 máquinas novinhas para atender todas as pessoas que precisarem aqui de Bangu. Parabéns para o Rio de Janeiro, parabéns para Bangu, parabéns para a Zona Oeste – afirmou Crivella.

A estrutura com 20 leitos de enfermaria será adaptada para se tornar centro de hemodiálise. 

– Serão 20 equipamentos, que vão beneficiar 120 doentes renais crônicos. É muito importante para a região, e, dessa forma, vamos atendê-los melhor – explicou Beatriz  Bush, secretária de saúde do município.

Entrega de equipamentos

A solenidade também marcou a entrega de mais 50 equipamentos para as unidades de Atenção Primária da região de Realengo e Bangu. A entrega aconteceu na Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho, na Avenida Ribeiro Dantas 571, em Bangu. Ao todo, 27 unidades, entre clínicas da família, centros municipais de saúde e uma policlínica serão beneficiadas. São 27 desfibriladores, quatro aparelhos de ultrassonografia, um autoclave, 15 focos cirúrgicos e dois aparelhos de eletrocardiografia e um raio x.

A região ganhou, nos últimos três anos, 347 equipamentos para os hospitais Albert Schweitzer e da Mulher Mariska Ribeiro. A área também recebeu dois tomógrafos, um no Hospital Albert Schweitzer (HMAS) e um na Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho, que, juntos, já fizeram 47.300 exames. O HMAS também abriu mais 20 leitos de CTI pediátrico, totalizando 30 vagas na unidade. A região também ganhou duas clínicas da Família na atual gestão.

Os equipamentos adquiridos são fruto de um investimento de mais de R$ 370 milhões da atual gestão para estruturar e modernizar as unidades municipais de saúde. Foram comprados mais de 18 mil itens, entre eles 27 tomógrafos e 726 respiradores.

Unidades que já tiveram entrega de equipamentos

Já receberam os equipamentos comprados recentemente para modernização do parque tecnológico os hospitais Ronaldo Gazolla, de campanha, Evandro Freire, Barata Ribeiro, Miguel Couto, Salgado Filho, Rocha Faria, Pedro II, Lourenço Jorge, Rocha Maia, Jesus, Francisco da Silva Telles, Albert Schweitzer, Souza Aguiar, Nossa Senhora do Loreto, Piedade; as maternidades Leila Diniz, Fernando Magalhães, Maria Amélia Buarque de Hollanda, Herculano Pinheiro, Alexander Fleming, Mariska Ribeiro, Carmela Dutra; os CERs Barra, Leblon, Centro, Campo Grande, Santa Cruz, Realengo e Ilha do Governador; e as unidades de atenção primária das regiões da Grande Tijuca, do Centro da cidade, da Barra e Jacarepaguá, da Leopoldina e da Zona Sul.

Sobre a Área de Saúde 5.1 – Região de Realengo e Bangu

A Área 5.1 abrange os bairros de Bangu, Padre Miguel, Senador Camará, Vila Kennedy, Gericinó, Realengo, Magalhães Bastos, Vila Militar, Deodoro, Jardim Sulacap, Campo dos Afonsos.

Ao todo, 671.041 mil pessoas são beneficiadas com a oferta de saúde da rede da SMS. São 34 unidades, sendo um hospital com maternidade; um centro de emergência regional (CER Realengo); um hospital da mulher com maternidade, 16 clínicas da Família, 10 centros municipais de saúde, um centro de reabilitação, três centros de atenção psicossocial, incluindo um infanto-juvenil, uma policlínica, além de 127 equipes de estratégia Saúde da Família, 43 equipes de Saúde Bucal, 2 equipes de Atenção Primária e um consultório na rua.

Somente na atenção primária, em média, são realizados por mês 21 mil consultas médicas, 26 mil consultas de enfermagem, mais de 20 mil visitas domiciliares, mais de 30 mil exames laboratoriais e aproximadamente mil exames de imagem, além de outros 51 mil atendimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito