Prefeito e Secretário Municipal de Saúde esclarecem novas medidas a serem tomadas em Guapimirim

A Prefeitura de Guapimirim tem feito diversas ações para combater o avanço do novo coronavírus na cidade. Criação de barreiras sanitárias, fiscalização diária dos bairros e comércios, instalação de lavatórios públicos, instituição do uso obrigatório de máscaras em todo o território, ações de conscientização e distribuição de máscaras de proteção são algumas das medidas já adotadas pela Gestão.

No entanto, o número de infectados está aumentando na cidade. De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Roberto Petto, o paciente geralmente só testa positivo a partir do sétimo dia do aparecimento dos sintomas. “Ao circular desnecessariamente pelo município, o indivíduo que está assintomático, pode transmitir a COVID-19. Por isso, ficar em casa é tão importante”, completou.Apostila Concurso Prefeitura Guapimirim RJ 2016 - Apostilas ...

Para ampliar a testagem dos munícipes sintomáticos, outras medidas já foram adotadas nesta segunda-feira (25).  Haverá extensão do horário de funcionamento do Centro Municipal de Atendimento e Triagem, que agora ficará aberto das 8h às 20h, e a apresentação de um comprovante de residência para o atendimento no local será obrigatória, o que vai facilitar no monitoramento dos pacientes e mapeamento do avanço da doença nos bairros.

O secretário ainda esclareceu o motivo pelo qual o local não possui atendimento 24 horas. “O Centro de Triagem é um ambulatório. Logo o seu horário de funcionamento é limitado”, informou. “Cerca de 1.400 indivíduos já foram atendidos Centro Municipal de Atendimento e Triagem, sendo mais de 1.000 testes realizados.”, finalizou Petto.

“Solicitei um estudo criterioso com informações sobre os testes e leitos ocupados, número de pessoas contaminadas na cidade, dados da quantidade de infectados por bairros e dos indivíduos recuperados, para podermos nos basear e criar novas ações de combate ao vírus”, destacou o Prefeito Zelito Tringuelê. “Caso os dados sejam positivos, também serão utilizados para permitir uma possível reabertura gradativa do comércio no município”, concluiu.

Além disso, o prefeito e o secretário informaram que as obras para a inauguração do primeiro Centro de Terapia Intensiva (CTI), do Hospital Municipal José Rabello de Mello, já estão em fase final. O novo CTI abrigará 14 leitos com suporte de respiradores e outros equipamentos essenciais para atender pacientes, que necessitarem desse tipo de tratamento em saúde.

“Esse CTI será um legado para o município de Guapimirim, e a população ficará muito orgulhosa por mais essa conquista”, afirmou o Prefeito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito