Prefeito de Petrópolis apresenta balanço de ações em 25 dias de governo

O prefeito interino Hingo Hammes apresentou ontem um balanço das ações nos primeiros 25 dias à frente da prefeitura. Hingo destacou que a apresentação dos trabalhos que vem sendo desenvolvidos em todas as secretarias de governo visa a implementação de uma política de transparência, pautada no diálogo com a população, entidades e sobre tudo servidores, para que as demandas sejam acompanhadas de perto pelo executivo. Hingo Hammes lembrou que ainda na primeira semana à frente do executivo os esforços foram concentrados em quitar a folha de pagamento de dezembro dos servidores – R$ 17 milhões pendentes. O prefeito destacou ainda o pagamento de férias a 3.218 servidores da Educação, anunciou o início do pagamento de triênios, mas não deu detalhes, no entanto, sobre os critérios que serão adotados dentro do plano de retomada das aulas.

– Nos reunimos com representantes de escolas particulares, estamos ouvindo também os sindicatos, e vamos publicar amanhã um decreto que trará todos os detalhes sobre o sistema que será adotado. Tudo será feito, tendo como prioridade a segurança – disse Hingo HAmmes.

Ações referentes ao combate a pandemia também foram pontuadas pelo prefeito interino, entre as quais a compra de insumos para unidades de saúde, a reorganização dos pontos de apoio para atendimento a pacientes com sintomas de covid-19, a ampliação de leitos, a reabertura da UPA Cascatinha como UPA-Vermelha, destinada exclusivamente a internação de pacientes covid, e a compra de testes rápidos.

– Direcionamos as internações para a UPA Cascatinha, e com isso conseguimos liberar o atendimento normal na UPA-Centro. Conseguimos também restabelecer o funcionamento das portas de entrada para pacientes com sintomas de covid-19 levando o ponto de apoio da UPA-Centro para o Hospital Nelson de Sá Earp e colocando para funcionar a tenda anexa à UPA-Cascatinha. Hoje temos o ponto de apoio da UPA Cascatinha com médico de plantão 24h. Tenho acompanhado de perto estas mudanças, visitado as unidades e vemos que está funcionando muito bem – avalia o prefeito interino.

Ainda na área de saúde, Hingo Hammes explicou as ações que vem sendo adotadas em relação às denúncias sobre problemas no Hospital Alcides Carneiro – unidade administrada pelo Serviço Social Autônomo Alcides Carneiro (Sehac). O prefeito disse que todos os esforços vem sendo feitos para reestruturar o maior hospital público da cidade e lembrou que uma auditoria externa será instaurada.

– Estivemos hoje em reunião com os funcionários do HAC. É importante ouvirmos estes profissionais que atuam na ponta para que possamos fazer o planejamento das ações pautados nas demandas. Estamos repondo insumos para repor os estoques que estavam em falta e já tomamos a providências para que o tomógrafo e a ressonância voltem a funcionar. Vamos instaurar uma auditoria externa permanente para fiscalização do contrato de gestão do Sehac. Mas o principal é que queremos retomar a integração entre a Secretaria de Saúde e o Sehac – disse o prefeito.

Em relação ao Plano municipal de Vacinação, o prefeito destacou que o lote de 3.280 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, que chegou a cidade esta semana deverá ser direcionado a imunização de mais profissionais de saúde. Petrópolis recebeu até o momento 8.185 doses de vacina contra a covid-19 – 4.905 doses da CoronaVac e 3.280 de Oxford. Desde da chegada do primeiro lote, no dia 19, apenas 2.557 vacinas foram aplicadas.

– Estamos trabalhando com a vacinação volante e isto exige uma logística mais detalhada. Temos ainda a questão da segurança, pois é preciso a escolta da Polícia Militar às equipes. Para agilizar a vacinação ampliamos as equipes de duas inicialmente para quatro vacinando simultaneamente hoje – disse o prefeito.

Dentro das ações da Secretaria de Serviço Segurança e Ordem Pública, o prefeito destacou A revisão do funcionamento das barreiras sanitárias e o reforço na fiscalização dos decretos com relação à covid-19.

– Estamos ampliando a fiscalização aos decretos, sobre tudo sobre os estabelecimentos comerciais para que cumpram as determinações. No primeiro momento os estabelecimentos estão sendo orientados e notificados, mas em caso de reincidência, punições mais severas serão aplicadas – afirma o prefeito, lembrando a CPTrans também vem intensificando as operações de fiscalização ao transporte coletivo.

Ações para retomada da economia também foram pontuadas

Ações que vem sendo adotadas para a retomada da economia também foram apresentadas pelo prefeito nas áreas de Turismo e Desenvolvimento Econômico. Este último por exemplo, com a definição de sete empresas que serão implantadas no Condomínio Industrial da Posse; revisão de 28 processos de incentivos fiscais para definição de apoio às empresas e 380 atendimentos de apoio a empresas e empresários feitos pelo Espaço Empreendedor, além de retomada dos contatos com o Serratec, Firjan Serrana e a empresa GE Celma.

Na área de Turismo foram citadas parcerias para realização de eventos com o desenvolvimento econômico, pós pandemia; continuidade do projeto para o Centro de Convenções, na Feirinha de Itaipava e a volta dos carros turísticos com ações integradas com a CPTrans. Como Limusine, Jeep Tour, Carruagens Elétricas, Tuk-tuk, entre outros, com periodo de teste para o carnaval (12 a 17/02).

A atual gestão também apresentou balanços de obras em andamento e a serem executadas a curto prazo e dados sobre o serviço de limpeza realizado pela condep como o reforço na coleta de entulho, citando que até o dia 23 de janeiro, 82 ruas foram atendidas com coleta de entulho, lixo verde e retirada de barreiras, totalizando 430 toneladas de material retirados das vias públicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: