fbpx

Prefeito de Macaé conhece proposta para ampliação do Nupem-UFRJ

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, recebeu nesta quinta-feira (22), representantes do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade (Nupem-UFRJ). O diretor, Rodrigo Nunes e o vice-diretor, Francisco Esteves apresentaram  uma proposta de ampliação da área física destinada ao Nupem. O objetivo é contar com a parceria do governo municipal, por meio da viabilização de cessão de áreas, para a construção de laboratórios voltados a pesquisas na área de tecnologias Moleculares e Genômicas.

Durante o encontro, Welberth ressaltou o papel importante da UFRJ em Macaé e a expressividade que o município tem ao contar com o segundo maior campus da universidade, perdendo apenas para sua sede, no Rio de Janeiro.

– Agradeço imensamente ao Nupem-UFRJ por todo apoio que tem nos dado no combate e controle da Covid em Macaé. Isso demonstra a importância desse somatório de forças entre academia e gestão pública. Queremos que isso se amplie, para que a nossa gestão possa contar cada vez mais com esse suporte técnico nas tomadas de decisões, fazendo com que a produção de conhecimento contribua de maneira prática para a melhoria do dia a dia das pessoas – destacou o prefeito.

Francisco Esteves e Rodrigo Nunes pontuaram que a solicitação para expansão do campus se faz pensando no futuro, atendendo uma demanda real de toda a sociedade. “O objetivo é fazer com que o município seja dotado de laboratórios com equipamento e recursos humanos altamente qualificados, para desenvolver pesquisas voltadas ao enfrentamento de futuras epidemias e pandemias causadas por vírus e bactérias”, detalhou Francisco Esteves.

Na reunião, que contou ainda com a participação do Secretário de Habitação, Leandro Mussi, ficou acordada a elaboração de um carta de intenções pelo Nupem-UFRJ que será apresentada à Secretaria Adjunta de Ensino Superior, ligada à Secretaria Municipal de Educação.  

Obras em andamento – Também por meio de parceira, a Prefeitura de Macaé segue com as obras no Nupem para ampliação dos laboratórios, com a construção de salas de aula e instalação de elevador de acessibilidade. Os projetos foram desenvolvidos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e  a execução é por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Obras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: