Praça da Vila Nova, em Magé, recebe projeto para Praça Produtiva

Quem passa pela Praça da Vila Nova, na esquina das Ruas Marlene Lima Teixeira e Cambuci, no Centro de Magé, vê um espaço totalmente reformado. A praça – que recentemente foi recuperada com obras, pintura e um desenho em grafite para acompanhar a vibe dos jovens que frequentam o local –, começou a receber a implementação do projeto Praça Produtiva. Este programa já é realizado em outras praças do município e com o plantio de mudas para colheita e consumo de forma coletiva em espaços públicos da cidade.

De acordo com o secretário de Agricultura, Ailton Nunes, a ação está acontecendo com a ajuda da sociedade civil e vai mudar a forma como os moradores se alimentam. “Estamos plantando para que as pessoas possam colher e a expectativa de é que o pessoal possa ter uma horta à disposição, além de melhorar a alimentação com produtos sem agrotóxicos ou conservantes”.

Ailton relata que as mudas vieram do Centro de Ensino, Pesquisa e Treinamento em Agroecologia (CEPTA), que é o centro de pesquisas agrícolas do município e muitas famílias locais serão beneficiadas semanalmente com o projeto. “Começamos o plantio hoje e em aproximadamente 10 dias os moradores já vão poder fazer a colheita. Se for retirado da maneira correta, cerca de 50 famílias vão poder colher toda semana”, diz o secretário acrescentando que “qualquer cidadão pode pegar e vamos dar a orientação adequada para fazer a retirada dos produtos.”

Antes, no canteiro da praça havia a plantação de espécies ornamentais. Agora, a população vai poder aproveitar os frutos que a nova horta vai render. Dentre os alimentos plantados estão cebolinha, taioba, pimenta, coentro, orégano, capim-limão, hortelã-pimenta, manjericão e almeirão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito