Posto de Saúde do Boening realizará exames para mulheres neste sábado

A programação pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, continua nos postos e unidades básicas de saúde do município. Neste fim de semana será a vez de mulheres de comunidades do Sargento Boening serem beneficiadas com atendimentos como coleta de preventivo e solicitações de mamografias.

O posto de saúde da comunidade estará aberto neste sábado (13), de 9h às 16h, oferecendo exames de mamas, testes rápidos de hepatite B, C, HIV e Sífilis, entre outros serviços. A programação é voltada para as mulheres que trabalham fora e, em muitos casos, não conseguem ter acesso aos serviços de saúde. “Queremos agir na prevenção e garantir que as orientações e conscientização cheguem até essas mulheres”, disse o secretário de Saúde, Aloísio Barbosa da Silva Filho.

As celebrações pelo Dia Internacional da Mulher tiveram início no último sábado, nos postos de saúde. Na ocasião, foram realizadas 100 solicitações de mamografia e 249 coletas para o exame preventivo.

De acordo com a Secretaria de Saúde, foram realizados ainda 106 testes rápidos para a detecção de infecções sexualmente transmissíveis, 41 atendimentos médicos, 85 consultas de enfermagem, duas de pré-natal, nove encaminhamentos para planejamento familiar, além de 17 consultas odontológicas. “Tudo foi feito pensando em dar atenção especial a elas”, disse o secretário.

Ainda dentro da programação, o Ônibus Lilás, do Centro de Referência em Atendimento à Mulher – CRAM, estará atendendo as mulheres do Brejal, no distrito da Posse. O equipamento vai estar das 9h às 16h no Posto de Saúde da comunidade. Na estrutura, as equipes oferecem serviços multidisciplinares, psicólogos e auxílio jurídico. A ideia é acolher e orientar as mulheres, especialmente as vítimas de violência doméstica. As equipes também orientam sobre outros atendimentos, por exemplo, dúvidas relacionadas a pensão alimentícia, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: