Posse dos novos conselheiros do COMPED acontece em Guapimirim

No seu mês de aniversário, Guapimirim tem mais um motivo para celebrar. Depois de anos desativado, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPED) reestruturou-se com o apoio da Prefeitura de Guapimirim. E na manhã desta terça-feira (12), aconteceu a posse dos 25 conselheiros que atuarão entre 2019 e 2021.

No evento, que foi realizado no auditório da Prefeitura, foram empossados 14 conselheiros titulares e 11, suplentes, dentre eles estão representantes: das Secretarias Municipais de Assistência Social e Direitos Humanos; Saúde; Educação; Cultura; Esportes e Lazer; Urbanismo e Regularização Fundiária; e Indústria, Comércio, Trabalho e Renda; não governamentais como a Pestalozzi e a Associação Transtorno do Espectro Autista Movimento de Apoio de Guapimirim e Adjacências (TEAma), além da sociedade civil — com deficientes: físicos, visuais, auditivos, e responsáveis por pessoas portadoras de síndrome de down e de doenças raras.

Compuseram a mesa de abertura do evento: Renato Santos, Chefe de Gabinete; Adib Fara Maluf e Flávia Gomes, Secretário e Subsecretária de Assistência Social e Diretos Humanos; Roberta Sales, Presidente do Conselho Estadual para Pessoa com Deficiência (CEPED-RJ) e Rita Curaçá, representante da sociedade civil.

Ainda vale lembrar que Gestão Municipal colocou-se a disposição para a reestruturação do COMPED, o que só somou forças para proporcionar melhorias à qualidade de vida das pessoas que possuam alguma deficiência, no município.

“Fazia muito tempo que Guapimirim não tinha um Conselho representativo. E graças à atual gestão, conseguimos mudar a lei para que os deficientes pudessem participar diretamente das decisões”, declarou Rita Curaçá, conselheira eleita do COMPED e representante da sociedade civil.

Para Roberta Sales, Presidente do Conselho Estadual da Pessoa para Pessoa com Deficiência (CEPED-RJ), é muito importante que a sociedade civil e a gestão estejam entrosadas para que haja um Conselho Municipal bem estruturado. “Parabenizo essa parceria, pois sei que essa iniciativa de implementar efetivamente o COMPED vai mudar a vida de muitas pessoas”, acrescentou.

“Estou muito feliz em poder participar dessa imensa conquista. O nosso governo está comprometido em fazer a diferença no município. Com isso, reformulou a lei e fez uma eleição legítima, buscando representatividade, além de proporcionar garantia dos direitos”, afirmou Flávia Gomes.

O Prefeito Zelito Tringuelê também compareceu ao evento para empossar os conselheiros, que foram eleitos no dia 25 de outubro, e reiterou o seu compromisso em dar voz a grupos que estavam adormecidos na cidade.

“Fizemos de tudo para que o COMPED pudesse ser implementado de fato, desde reformulação de lei a eleições legítimas. Trabalhamos duro e, hoje, comemoramos mais essa conquista”, complementou o Gestor Municipal.

Além disso, no dia 26 de novembro haverá uma reunião extraordinária do COMPED para a composição da mesa diretora. O encontroa acontecerá na Casa dos Conselhos, localizada na Rua Olímpio Pereira, nº 181, em Parada Modelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TV Prefeito
%d blogueiros gostam disto: