Polícia Federal brasileira e Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai encerram mais uma fase da Operação Nova Aliança

Terminou nesta sexta-feira (15) mais uma fase da Operação Nova Aliança, iniciativa de cooperação internacional que envolve a Polícia Federal brasileira (PF) e a Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai.

A 42ª etapa da ação conjunta erradicou 870 toneladas de maconha, apreendeu 770 quilos de sementes e destruiu 67 acampamentos. A parceria entre os países é o maior operativo policial mundial em cooperação internacional com objetivo de erradicar plantios ilícitos de cannabis.

Os trabalhos consistem em erradicar plantações no território do país vizinho, sempre na zona fronteiriça com o Brasil. A PF atua com ações de inteligência e apoio logístico e operacional às forças de segurança paraguaias. Além de destruir as plantas, as ações eliminam acampamentos de traficantes, sementes, prensas e outros insumos usados no preparo para envio ao mercado do produto ilícito.

A ação evita que centenas de toneladas de maconha entrem em circulação nos dois países, o que ajuda a desmontar uma cadeia que envolve diversos delitos conexos, como o crime de tráfico transnacional de drogas.

Na América do Sul, o Brasil, por sua extensão territorial, é rota para que esses produtos cheguem a outros países, além de abastecer organizações criminosas nacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *