Polícia dispersa bloco clandestino na Baixada Fluminense
A Polícia Militar dispersou, na noite desta quinta-feira (11), um bloco não autorizado em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Também houve aglomeração de foliões em Magé, mas ali não houve tumulto. No Rio, a prefeitura implantou pontos de bloqueio para barrar ônibus e vans de fretamento. O município também está monitorando redes sociais para impedir a realização de festas.
Gás lacrimogêneo em Austin
A confusão em Nova Iguaçu foi em Austin. Segundo testemunhas, foliões que sairiam em um bloco cancelado combinaram de se reunir em bares. Alguns estabelecimentos não quiseram recebê-los e fecharam. “Aí todo mundo foi para um canto só”, disse um.
Com a chegada da polícia, pessoas fantasiadas passaram a correr pelas ruas. Policiais militares usaram gás lacrimogêneo para dispersar a aglomeração. Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre presos.
Bloco ‘livre’ em Magé
A concentração de pessoas em Magé começou por volta das 23h, no Centro da cidade, perto da prefeitura — ninguém de máscara.
“Olha essa loucura! Parece carnaval 2019, mas não é. É bloco das piranhas em Magé, 2021, no meio de uma pandemia”, disse a pessoa que fez um vídeo da festa.
Rio endurece vigilância
Na capital, entrou em vigor no primeiro minuto desta sexta-feira (12) o pacote de medidas para coibir aglomerações. Uma delas é a implantação de pontos de bloqueio para barrar ônibus e vans fretados:
- Av. das Américas, antes do Túnel da Grota Funda, no sentido Barra, em Guaratiba;
- Linha Amarela, Saída 4, no sentido Barra, em Pilares;
- Transolímpica;
- Trevo das Missões, em Cordovil.
O secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, não descartou a possibilidade de restrições no trânsito da cidade durante o carnaval.
Outras medidas anunciadas:
- Detecção e notificação prévia de eventos clandestinos
- Fiscalização de eventos e aglomerações
- Autuações posteriores à realização de eventos
- Monitoramento de câmeras 24 horas a partir do Centro de Operações
- Agentes da Secretaria de Ordem Pública e da Vigilância Sanitária poderão apreender produtos e equipamentos, como aparelhagem de som, instrumentos e estruturas para realização de festas e shows
- O material apreendido vai ser levado para um depósito em Bonsucesso, na Zona Norte. Os veículos rebocados vão para o Depósito Público no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste.
Anúncio de festas com camarotes de R$ 10 mil
Inúmeros anúncios de festas começaram a ser divulgados na internet — alguns com ingressos a R$ 10 mil. Apesar disso, a Prefeitura do Rio prometeu ser rigorosa na fiscalização.
“Nós estamos notificando plataformas de venda de ingressos no sentido de que são irregulares. Essas empresas estão sendo mapeadas e notificadas”, disse Carnevalle.
Continua permitido:
- Frequentar bares e restaurantes
- Frequentar praias, parques, áreas de lazer e locais ao ar livre
- Frequentar shoppings e comércio